A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), lançaram, nesta terça-feira (11) o Projeto RetifiCAR no Ceará. A ação busca auxiliar os produtores a realizar eventuais correções em seus Cadastros Ambientais Rurais (CAR).
Participaram da solenidade de lançamento, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, a coordenadora do RetifiCAR na CNA, Claudia Mendes, o superintendente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho, a superintendente adjunta da Semace, Virgínia Carvalho, a representante do Serviço Florestal Brasileiro, Marcela Eberius Mendonça, e os presidentes de sindicatos de produtores rurais, Francisco José de Souza e Francisco José de Lemos.
A meta é atender, inicialmente, 500 produtores nos municípios de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Maranguape e Pacajús. “Nesses cinco municípios temos mais de 10 mil propriedades e nem um CAR homologado, então, é um bom momento para ajudarmos o produtor rural do Ceará e a CNA será uma grande parceira”, disse Amílcar Silveira.
Entre os benefícios do programa, estão o acesso ao crédito rural, possibilitando melhores condições de financiamento; acesso ao mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA); Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), dentre outros.
Segundo Claudia Mendes, o projeto também busca fortalecer a comunicação com o produtor rural para que ele entenda os benefícios da retificação. “Manter o cadastro ativo é importante não apenas para cumprir o que a legislação manda, mas porque o CAR é um instrumento para o produtor acessar outras políticas públicas como o crédito rural e outros mercados para seus produtos.”
Atualmente o Ceará tem 377.281 mil cadastros realizados e, desses, 5.034 mil tiveram a análise do CAR concluída. O RetifiCAR trabalha para fortalecer os sindicatos rurais no auxílio ao produtor rural que necessita concluir o processo de regularização ambiental da sua propriedade conforme previsto no Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).
Para receber orientações sobre como realizar as retificações no CAR, o produtor pode procurar o sindicato rural de sua região. A inscrição no CAR deve ser feita na Central do Proprietário Possuidor (www.car.gov.br).