Brasília-DF (31/08/16) – Após preparar instrutores e disponibilizar capacitações voltadas aos cuidados com o fogo na agricultura, chegou a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) lançar um vídeo para ensinar técnicas de prevenção e combate ao fogo a produtores e trabalhadores rurais de todo o País. A produção é mais uma ação do programa Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura, uma parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama, o Prevfogo.
O Canal do Produtor TV transmitiu nesta quarta-feira (31), às 7h, a primeira parte do vídeo e a segunda estará no ar nesta quinta-feira no mesmo horário. Para acompanhar a programação do Canal acesse www.canaldoprodutor.tv.br. O material estará disponível na íntegra no portal do SENAR Brasil (www.senar.org.br) também nesta quinta.
A produção tem 28 minutos e traz as técnicas mais utilizadas, tanto de prevenção quanto de combate a incêndios florestais. Para explicar melhor essas técnicas e como o produtor pode utilizá-las, o SENAR Brasil entrevistou a assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Ana Paula Mundim, que acompanhou a produção do vídeo.
SENAR Brasil: Que tipo de técnicas o vídeo traz?
Ana Paula: O vídeo traz técnicas de prevenção a incêndios, entre elas, a construção de aceiros ou linhas de defesa pelos métodos rotativo, progressivo funcional e progressivo golpe único, além de equipamentos, ferramentas, EPI’s e também técnicas de combate necessárias em incêndios florestais.
SB: Qualquer produtor pode realizar essas técnicas?
AP: A maioria delas sim, a não ser a técnica de combate chamada contrafogo, que como envolve a colocação de fogo em direção ao incêndio para que esse fogo reduza o material combustível e evite que o incêndio avance, deve ser realizado apenas por brigadistas treinados.
SB: As técnicas servem para todas as épocas do ano levando em conta que além de combate há prevenção?
AP: Sim, Porque apesar de existirem períodos críticos de seca, onde a ocorrência de incêndios é mais comum, eles podem ocorrer em qualquer época do ano, basta que se tenha um acúmulo de material combustível, como folhas e galhos secos, e a propagação de uma chama, que pode acontecer a partir de um fogo acidental, como uma bituca de cigarro, uma queima inadequada de lixo, etc. Por isso é necessário que essas técnicas de prevenção sejam implementadas nas propriedades rurais antes dos períodos mais críticos, para que o produtor esteja preparado para a ocorrência de um incêndio a qualquer momento.
SB: Existe restrição para algum tipo de propriedade ou as técnicas servem para todas?
AP: As técnicas demonstradas no vídeo servem e devem ser adotadas por qualquer tipo de propriedade rural. O proprietário irá avaliar, de acordo com o maquinário, ferramentas e funcionários disponíveis, qual a melhor técnica a adotar.
SB: Como um material como esse é importante para o produtor rural?
AP: O objetivo principal do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais é conscientizar e promover a educação ambiental dos produtores, trabalhadores e pessoas do meio rural sobre a importância da prevenção no combate a incêndios florestais e dos prejuízos econômicos e ambientais causados por eles. E entre as ações propostas pelo programa está a produção desse vídeo, que foi gravado durante a capacitação dos instrutores do SENAR, demostrando na prática as técnicas de prevenção e combate, para que os produtores possam aprender como realizá-las e observar que são técnicas simples e que se utilizadas de maneira correta, no momento certo e com planejamento, irão evitar que ele tenha sérios prejuízos com a ocorrência de incêndios florestais em sua propriedade.
SB: Então o vídeo veio em boa hora?
AP: A iniciativa ganha força em um ano em que as autoridades alertam que o número de focos de incêndios é ainda mais preocupante. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) até meados de agosto desse ano (2016) já foram registrados mais de 53 mil focos de queimadas e incêndios florestais no país, o que representa uma aumento de 65% no número de incêndios registrados em relação ao mesmo período do ano passado (2015). Estamos vivendo o período mais crítico de risco de incêndios, que vai até setembro, devido à baixa umidade e altas temperaturas e quando os registros de chuva são quase nulos. Por esta razão, o trabalho de conscientização das comunidades rurais deve ser reforçado nesta época e isto só demostra mais uma vez a importância das ações propostas pelo Programa, como a divulgação desse vídeo nos meios de comunicação do SENAR e a capacitação dos produtores rurais em técnicas de prevenção e combate.
SB: O vídeo será enviado para as Administrações Regionais do SENAR utilizarem nos treinamentos sobre o tema?
AP: No primeiro momento o vídeo será disponibilizado no portal do SENAR e nos portais da Rede eTec e EaD SENAR. Posteriormente as Regionais poderão utilizar esse material em seus treinamentos, como um complemento.