Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

SENAR ENCERRA ENCONTROS REGIONAIS E HOMOLOGA 118 CURSOS DO PRONATEC

DSC_0061[1]O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE foi o primeiro do Nordeste que mais homologou cursos junto ao MEC através do PRONATEC. No total foram 118 cursos. A informação foi prestada pelo superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder Braga que em conjunto com o presidente da FAEC, Flávio Saboya, encerrou hoje, 21, os Encontros Regionais com articuladores municipais e presidentes de sindicatos rurais.

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Já o Pronatec Senar oferta cursos voltados para o produtor rural, entre eles, Horticultor Orgânico, Agricultor Orgânico, Aquicultor, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de
Produção, dentre outros. 71 municípios foram beneficiados com os 118 cursos.

Flávio Saboya, presidente da FAEC, disse durante o encerramento dos encontros, que o SENAR vem ofertando uma grande variedade de cursos ao produtor rural, e já está planejando as ações para 2016, ouvindo os sindicatos rurais que representa o Sistema Faec/Senar na zona rural. “Sei que planejar é um exercício complexo, mas o objetivo é fazer um programa mais efetivo em comum acordo com os sindicatos rurais. Estamos seguindo também orientação do Senar Nacional”, disse ele.

Paulo Helder fez uma avaliação dos 6 encontros, destacando as 11 regionais que houve uma participação muito grande dos sindicatos, bem como dos articuladores do Pronatec, sendo importante o relacionamento entre as partes. E para que as demandas de cada região sejam atendidas de acordo com as suas necessidades.

A gestora do Pronatec junto ao Senar, Carolina Machado, disse que as 118 turmas serão iniciadas agora em setembro. Segundo ela, o MEC publicou novas regras em vigor pela Portaria de Nº 817/2015, que estabelece 25 dias de antecedência para publicar as ofertas de vagas. Cada aluno recebe uma bolsa de R$ 8,00 (por 4 horas) e r$ 16,00 por 8 h, sendo um incentivo a mais que o governo da para o aluno se capacitar. O último dia para iniciar a turma de 2015, será no dia 7 de dezembro próximo.

Entre os critérios para ingresso no Programa, a idade mínima é 16 anos e ter uma escolaridade mínima exigida pelo curso desejado. Carolina ressaltou a importância da mobilização para que os alunos iniciem e concluam os cursos, a fim de que não haja prejuízo na carga horária que é de 160 horas, para que o aluno receba seu certificado.

Para o presidente do Sindicato Rural de Monsenhor Tabosa, Francisco das Chagas (Chicão), os encontros regionais são importantes porque possibilita os produtores de aprender mais, principalmente novas técnicas para poder se enfrentar esses períodos de estiagem prolongada.

Rodrigo Diógenes, presidente do Sindicato Rural de Beberibe, ressaltou a interação entre os presidentes de sindicatos durantes esses encontros, cada um trás a sua demanda e a sua preocupação com os associados e é um momento que ele tem para falar um pouco das suas experiências. A importância que o Senar está dando, junto com a Federação é para que o Sindicato seja capaz de capacitar o seu povo e o produtor rural.

Já para Josiel Barreto da Silva que é presidente do Sindicato Rural de Senador Pompeu, estes encontros são uma maravilha para esclarecer ao homem do campo o que está ocorrendo. É uma orientação que o homem do campo precisa. Com isso haverá uma melhora para os produtores, nós estamos indo a campo para mostrar como as problemáticas do campo devem se resolver.

Estiveram presentes no encontro, os presidentes de sindicatos rurais de Beberibe, Caucaia, Canindé, Senador Pompeu, Monsenhor Tabosa, Pentecoste, Aquiraz, Aracati, Moraújo, Horizonte e Morrinhos.