O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no Ceará, realiza no próximo dia 15 de junho, às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, a solenidade de formatura de noventa e um alunos do Curso Técnico em Agronegócio , O evento, ocorre dentro da programação do Seminário Nordestino de Pecuária-Pecnordeste, uma realização do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL , CNA e SEBBRAE-CE.
São alunos dos Polos presenciais de Fortaleza, Quixeramobim, Quixadá e Cascavel , dos semestres de 2016.1. 2016.2 e 2017.1 . Em 2018, ocorreu a formatura da primeira turma, matriculada em 2015 , com 42 alunos, totalizando agora 133 Técnicos em Agronegócio capacitados para o mercado de trabalho.
Tendo em vista que o agronegócio é um dos segmentos que mais cresce no país, e a crescente necessidade dos produtores rurais por assistência técnica , esses profissionais com certeza, serão demandados para o mercado, disse o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva. O próprio SENAR, já está aproveitando esses profissionais para trabalharem no programa de Assistência Técnica e Gerencial-ATeG O Superintendente do SENAR faz questão de destacar que o principal desafio do Técnico em Agronegócio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial, por meio de técnicas de gestão e de comercialização.
SOBRE O CURSO
A Coordenadora da Rede eTeC, Carolina Machado disse que para concluir o Curso de Técnico em Agronegócio pelo SENAR, são necessários dois anos de estudo ( 4 semestres), 80% on line e 20% presencial, incluindo aulas de campo. O objetivo é formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Ela informa ainda que o SENAR dispõe do cadastro dos concludentes e que poderá disponibilizar para os que desejarem fazer a contratação dos mesmos.
PRIMEIRA TURMA
No dia 23 de março de 2018, ocorreu no Centro de Negócios do Sebrae-CE, a formatura dos primeiros Tècnicos em Agronegócio sob a direção do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR-CE e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flavio Viriato Saboya. Em seu ponucniamento aos concludentes ele destacou importância deste novo profissional, que tem seu foco de atuação na gestão das empresas agropecuárias, independente de porte, um fator de fundamental importância para o sucesso de qualquer empreendimento, notadamente no agronegócio, sujeito a intentos riscos e incertezas.
Durante a formatura, os alunos todos de beca, fizeram o juramento, receberam seus certificados dos padrinhos e madrinhas e depois participaram do ato de comemoração com o arremesso do Capelo.
Representando o SENAR – Administração Central, estiveram presentes à solenidade o Diretor de Inovação e Conhecimento, Luiz Tadeu Prudentes Santos, os secretários da SEAPA, Euvaldo Bringel, da SEMA, Artur Bruno, o deputado estadual Carlos Matos, o Diretor Técnico do SEBRAE-CE, Alci Porto.
O Superintendente do SENAR no Ceará, Sérgio Oliveira da Silva foi um dos homenageados no evento. Ana Kelly Claudio Gonçalves, Diretora Técnica do SENAR/CE, falou da sua satisfação em estar participando da formatura da primeira turma do Ceará e de ver o SENAR entrando, de maneira muito forte, na educação formal, reconhecendo um profissional tão importante e que muito vai ajudar o produtor rural. A Coordenadora Regional da Rede e-Tec, Carolina Machado, fez um balanço indicando que o Ceará tem atualmente 14 turmas funcionando, em quatro Polos presenciais e mais de 280 alunos matriculados.
OUTRAS PRESENÇAS
Além das autoridades já nominados, participaram, também, do evento os Presidentes de Sindicatos Rurais de vários municípios, o Presidente da OCB-CE, João Nicédio Nogueira, o vice-presidente de Administração da FAEC, Carlos Bezerra Filho, a Diretora do Departamento Sindical, Nilza Luna, Diretora Administrativa/Financeira do SENAR, Francileite Furtado assessora e servidores do Sistema FAEC/ SENAR, instrutores, professores e convidados.