Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

PROGRAMA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DO AGRINHO DE QUIXERÉ É DESTAQUE NA TV ASSSEMBLEIA

O Programa 1,2,3 Era uma Vez, de Contação de Histórias implantado pela coordenação  municipal do programa Agrinho no município de Quixeré , é destaque na TV Assembleia, através do programa Mulheres no Parlamento.

 

O programa que é produzido e apresentado pela jornalista Silvana Frota, e  trata  essa semana  dos impactos da pandemia do coronavirus na educação. O programa de Contação de Histórias  está complementando as ações de incentivo às atividades escolares dentro de casa,  motivando através do lado lúdico neste período de pandemia do coronavirus, disse a coordenadora municipal do Agrinho Luci Oliveira. Ela teve a ideia de criar também  um  canal do youtube do Agrinho  para postar as histórias que já ganharam o mundo e os alunos interagem gravando videos e acessando o canal.

 

 

O projeto já conta com a participação voluntária de mais de 19 contadores de histórias de diversos estados  como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Paraná,  Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte , Fortaleza, e até de Portugal .

 

Outra iniciativa foi a distribuição via watsap dos alunos, do PDF  de uma cartilha com a história do Rei Virus, idealizada pela escritora e psicóloga argentina  Guadalupe Del Lupi.  Foi uma forma que encontramos de levar a informação sobre o Covid-19  de uma  forma educativa, explica Luci Oliveira  que é uma das entrevistadas do programa da TV Assembleia. Alunos e professores, o prefeito, o secretário de educação de Quixeré  e a Diretora Técnica do SENAR, instituição que criou o Agrinho  também participam com depoimentos. No final, três alunas trazem  dicas sobre como se prevenir do virus.

 

Serviço:  Assista o Programa Mulheres  no Parlamento na TV Assembleia, toda quinta- feira às 20h30min com reprise no domingo , às 18 hs. Canal 31.1, 62.3, Net 100 , Multiplay 30. Fortaleza, Região Metropolitana, Aracati, Sobral, Região Metropolitana do Cariri.

Apresentação e produção: jornalista Silvana Frota

Edição: Samuel Frota