Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

Missão do Sistema Faec/Senar visita cooperativas no Paraná

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, participa, nesta semana, de uma visita técnica a cooperativas no estado do Paraná. “Desejamos aprender um pouco mais sobre a atuação das cooperativas paranaenses”, disse Amílcar sobre o intercâmbio com produtores rurais daquele estado. “Sempre ouvimos falar da força que as cooperativas do Paraná representam na economia e na geração de riquezas, por isso, conhecê-las de perto, visitar suas indústrias, será fundamental para podermos trocar informações e ver o que podemos levar para o Ceará”.

O presidente da Faec pretende fomentar o cooperativismo por meio de parcerias entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e os sindicatos rurais do Estado. “Queremos conhecer as melhores experiências e quem sabe levar para o Ceará o modelo adotado no Paraná, especialmente na agroindústria. Cooperativismo agroindustrializado e mercado justo é o que queremos no Ceará”, disse.

Missão do Ceará
A missão cearense reuniu 12 lideranças cooperativistas, dirigentes de sindicatos rurais, além de representantes do Governo do Ceará. O presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) no Ceará, João Nicédio Alves Nogueira, destacou a pluralidade da comitiva cearense. “Desta vez, além de dirigentes de cooperativas de leite, camarão e outras, estamos trazendo também lideranças de sindicatos rurais e do governo, para que possam levar para nosso estado, experiência exitosas que iremos poder conhecer nesses quatro dias de imersão, com todo suporte da cooperativa de turismo aqui do Estado, a Cooptur”, disse.

O secretário executivo do Agronegócio do Governo do Estado, Silvio Carlos Ribeiro, disse que a visita servirá para a atuação da secretaria no Ceará. “Vejo no cooperativismo uma saída que temos para organizar melhor algumas cadeias produtivas no Nordeste, especialmente no Ceará, na área da pesca, aquicultura, no agronegócio como um todo. Estou com muita expectativa para ver na prática, a partir de hoje, nas visitas que faremos em diversas cooperativas aqui no Paraná”, disse.

A comitiva cearense foi recebida na segunda-feira (22), na sede do Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná), em Curitiba, pelo presidente José Roberto Ricken, pelos superintendentes, Robson Mafioletti, da Ocepar, Nelson Costa, da Fecoopar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR. Como convidados especiais, participaram da visita o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, e o presidente do Conseleite Paraná, Ronei Volpi.