“Água e o Semiárido uma nova postura” é o tema central do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, lançado terça- feira, dia 30, durante a reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-AGROPACTO, evento promovido há 21 anos pelo Sistema FAEC/ SENAR/SINRURAL//CNA./SEBRAE-CE. Na ocasião, o coordenador geral do evento e Superintendente do Senar-CE Paulo Helder de Alencar Braga e o Diretor Técnico Eduardo Queiroz, apresentaram a programação do PECNORDESTE 2017. Houve ainda, uma palestra sobre o Serviço de Assessoria Nutricional Remota-ACESSO NUTRI que teve como expositor Diego Barcelos Galvani, zootecnista,doutor em nutriçāo de ruminantes, pesquisador da EMBRAPA Caprinos e Ovinos, cujo tema será também apresentando na programação do segmento de caprinovinocultura dentro do PECNORDESTE.
O chefe geral da EMBRAPA Caprinos e Ovinos,Marco Bomfim disse que a Embrapa vai trazer um laboratório móvel que tem por finalidade prestar um serviço de assessoria nutricional para produtores de caprinos e ovinos, com base na análise das fezes dos animais. Durante o PECNORDESTE serão discutidas as formas de disponibilização do serviço, que pode reduzir em até 20% os custos de produção de pequenos ruminantes.
O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Saboya abriu a reunião do AGROPACTO destacando a importância da trajetória de sucesso do PECNORDESTE durante estes 20 anos, no primeiro evento foram 300 participantes e ano passado, foram mais de 5 mil , ultrapassando 63 mil produtores e meio milhão de participantes durante estas duas décadas , ele tem um papel importante na disseminação de tecnologias, para o aprimoramento das atividades no campo , disse Flávio Saboya.
PECNORDESTE TRAZ O CAMPO PARA CIDADE
Uma semana antes do evento vide 1 a 7 de julho, o SENAR nacional vai exibir em forma de realidade virtual aumentada no Shopping Center Iguatemi, as ações do SENAR no campo, uma iniciativa da CNA- Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
O PECNORDESTE será realizado no Centro de Eventos do Ceará, no período e 6 a 8 de julho, no pavilhão leste, e abordará, diante dos anos seguidos de seca, a problemática e suas consequências nos últimos anos, a água e sua importância nas atividades agropecuárias e no dia-a-dia do homem do campo, debatendo ideias e propondo alternativas para conviver com a escassez desse bem tão importante para as atividades do agronegócio da pecuária, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Saboya. Ele anunciou também a realização do Seminário de Comércio Exterior -INTERAGRO, em cooperação com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e a APEX-BRASIL, sobre as características e desafios do comércio internacional de ovinos e caprinos, mel, suínos, aves , caju e produtos da Aquicultura.
Segundo Eduardo Queiroz, Diretor Técnico do SENAR-CE a instituição realiza mais de 1.200 eventos por ano na zona rural, tendo uma visāo completa das necessidades do campo, e o tema central sobre água vem para mostrar ao produtor que a sua poupança é a ÁGUA e o ALIMENTO para o rebanho. Na tentativa de incentivar o Turismo rural, estamos realizando um Seminário sobre Turismo Rural, trazendo uma experiência de Minas Gerais , para que se possa incentivar os produtores a melhoraram sua renda. Teremos mais de 100 caravanas de produtores e trabalhadores rurais de diversos municípios do Estado, e a presença de técnicos de diversas instituições e escolas técnicas federais e de profissionalização, afirmou Eduardo.
PROGRAMAÇÃO: 100 PALESTRAS E 24 OFICINAS
O PECNORDESTE vai apresentar uma ampla programação técnico-cientifica de capacitação, envolvendo nove (9) segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da realização de palestras, minicursos, oficinas , seminários , mesas redondas e de painéis , com a participação dos segmentos da Apicultura , Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural como Artesanato e Turismo no Espaço Rural, importantes segmentos na dinamização da economia rural. Cada um desses segmentos tem uma programação de palestras e oficinas, onde a temática do uso da água foi inserida.
Além da programação técnica com mais 100 palestras, haverá 24 oficinas de capacitação, sendo cinco na Arena, seis na Vitrine da carne suína, duas na Bovinocultura, uma na caprinovinocultura, duas da equinocultura, três no segmento de artesanato, e 5 oficinas dentro da Vitrine do Leite, esta ultima vai funcionar dentro da PECLEITE- que é uma exposição especializada de bovinos e Caprinos de leite que vem ocorrendo no estacionamento do Centro de Eventos pela quinta vez consecutiva, sendo sempre um ponto de grande atraçāo e de visitas. Na Vitrine da Carne Suína e dos Sabores Regionais serāo ofertados vários cursos de capacitaçāo em suinocultura, Cortes de carne de Caprinos, uso da Palma forrageira na alimentaçāo Humana e animal, aproveitamento do mel na alimentaçāo Humana.
O evento conta com uma área de 5 mil m2 para exposição, onde serão realizadas a XXI Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, a V PECLEITE- exposição especializada de bovinos e caprinos leiteiros, a III Galeria dos Garanhões, de cavalos quarto de milha e manga larga machador, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais , insumos produtos agropecuários, agro-industriais. O segmento de equinocultura vai apresentar também durante a noite uma programação cultural com desfile de cavalos e o Boteco do Suíno oferecerá durante dois dias degustação de pratos à base da carne suína.
CHEFS NACIONAIS NA VITRINE DA CARNE SUINA
Com o apoio da ABSC e das ASCE a coordenadora da Vitrine da Carne Suína Paula Braga, conseguiu trazer para o PECNORDESTE deste ano palestrantes-chefs de nível nacional para os cursos que serão ministrados durante dois dias do evento, uma dos chefs foi finalista do Masterchef Brasil, Raquel Novais, que tem como principal assinatura o uso de ingredientes brasileiros associadas à técnicas clássicas. Participarão também André Leonardo Rabelo Carneiro – Chefe de cozinha formado pelo Grande Hotel Escola do SENAC em Águas de São Pedro e Chefe proprietário do Bóris Gastrô-Bar, Geny France Presidente da Associação de Gastronomia do Ceará (AGACE), consultora gastronômica sendo instrutora de culinária, há mais de 20 anos, atua na área de treinamento e consultoria na área de gastronomia, turismo e hospitalidade e André Leonardo Rabelo Carneiro – Chefe de cozinha formado pelo Grande Hotel Escola do SENAC em Águas de São Pedro e Chefe proprietário do Bóris Gastrô-Bar.
SWOWROOM DE TECNOLOGIA
Uma das novidades do PECNORDESTE deste ano será um showroom de tecnologias, onde serão expostos seis eventos: um biodigestor, um kit misturador de alimentos, uma máquina de ensacar silagem em bag, máquina de enfardar feno, purificador de água usando a palma forrageira, um carneiro hidráulico ,o laboratório móvel da Embrapa e o modelo de uma horta vertical.
EVENTOS PARALELOS
Encontro Sindical Rural e dos Secretários Municipais de Agricultura – dia 6 /07
Seminário de Comércio Exterior- INTEAGRO -dias 6 e 7/07
Seminário de Contabilidade Rural – dia7/7
Seminário Sertão Empreendedor – SEBRAE/SENAR-CE – 7/07
II Encontros dos Instrutores do SENAR- CE – 8/07
I Encontro de Zootecnia do Estado do Ceará – 08/7
Seminário de Turismo Rural-8/07