Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

VEM AÍ O IV INOVO EM LIMOEIRO DO NORTE

No Ceará, a criação de galinha caipira passou de fundo de quintal a ser um negócio lucrativo,  contando  com muitas comunidades produzindo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/ CE, através de seus instrutores,  oferecendo vários cursos de capacitação , sendo um dos cursos mais demandados atualmente pelos produtores e também para financiamentos junto aos agentes financeiros.

Um exemplo disso, é que há  três anos atrás , o SENAR, através dos Sindicatos Rurais de Limoeiro do Norte e Russas , iniciaram um trabalho de oferta de curso de avicultura , atuando diretamente em comunidades rurais de Limoeiro do Norte e Russas  , o que resultou na criação de uma Feira de Produtos e Serviços em Avicultura- INOVO- ,- Encontro de Produtores , Comerciantes, e  Consumidores, dos Produtos da Avicultura Caipira do Vale do Jaguaribe. No primeiro INOVO, foram  capacitado pelo SENAR  mais de 200 pequenos produtores naquela Região .

 Segundo o Presidente do SINRURAL de Limoeiro do Note, Luís Mendes de Sousa, depois dessa capacitação oferecida pelo SENAR, a vida de muitos  produtores mudou para melhor, pois eles agregaram mais  conhecimento,  inclusive na parte de embalagem de ovos  e na comercialização da produção. O evento que foi  realizado a primeira vez com o apoio do SENAR e do Sinrural de Limoeiro , com recursos do PRONATEC SENAR , foi crescendo aos poucos e hoje é um dos maiores da Região.

 Este ano, com o crescimento da atividade na Região, será realizado o  IV INOVO-  no dia 7 de junho, na Comunidade de Cabeça da Vaca , em Limoeiro do Norte, com a participação  de produtores  de diversos municípios da Região  do Vale do Jaguaribe . ” Aqui em Limoeiro do Nortes são 20 produtores  aproximadamente já atuando na criação de galinha caipira, disse o  presidente do Sinrural, Luis Mendes. Somente o  Sitio Nova Esperança  tem hoje 500 aves de postura em produção e 200 ovos para iniciar a postura, e ainda 200 aves de corte. Na região de Bixopá , também em Limoeiro do Norte, temos um aviário da produtora ” Santa”, onde  mais outro produtores formam um grupo informal nesta atividade de avicultura, com cerca de 1.500 aves de postura e 400  aves de corte ., disse Luis Mendes. Conforme informa, a produção atual entre os municípios de Limoeiro e Russas é de aproximadamente 4 mil ovos /dia.

De acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, para ser caipira a galinha e o frango têm de ser criados soltos, sem utilização de hormônios de crescimento rápido ou aumento de produção. Com isso, a carne é mais saborosa e firme, já que apresenta mais colágeno.