Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Técnicos de campo do SENAR/CE recebem nova capacitação e iniciam Programa ATeG em 16 municípios

Teve inicio nesta quinta-feira, 9, na sede do Sistema FAEC/SENAR/CE , em Fortaleza, mais um  treinamento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial-ATeG do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará,  para 23 técnicos de campo que começam a atuar a partir desta segunda-feira, dia  13, em 16  municípíos    atendendo a 320 produtores nesta primeira etapa . O treinamento é de 12 horas,  mas anteriormente, já ocorreu  uma capacitação em Administração da Propriedade Rural e a seleção dos referidos técnicos. O Programa ATeg deverá atender no final a 40 municípios este ano, sendo 20 produtores em cada  uma dessas cidades e até julho , deverá beneficiar mais de 800 produtores.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Superintendente do SENAR/CE, Sérgio Oliveira da Silva, que destacou a importância da excelência do trabalho a ser executado pelos técnicos de campo e os resultados que poderão trazer na gestão administrativa e financeira da propriedade. Por sua vez, a Diretora Técnica Kelly Cláudio,  apresentou a equipe técnica do SENAR, ao temo em que solicitou todo empenho dos novos profissionais contratados  que vão atuar durante dois anos na execução da assistência técnica. O SENAR  fará o acompanhamento sistemático de  três supervisores atuando diretamente no Programa, que foram divididos por Região.

O Coordenador da ATeG, engo agrônomo Eduardo Barroso fez  a apresentação        do cronograma do treinamento da ATeG , seguindo-se um vídeo institucional  sobre a missão e principais programas vigentes pela Coordenadora do Núcleo de Arrecadação, Ivoniza Holanda;  palestra sobre a Metodologia ATeG: Histórico, missão e vídeo institucional, pelo engo agrônomo  Eduardo Queiroz , hoje responsável pelo programa de educação formal.

Na programação  consta ainda,  a  apresentação do material de campo a ser preenchido nas duas primeiras visitas técnicas, tendo como Palestrantes: os engenheiros agrônomos Lauro Ramos Torres de Melo Filho e Mariana Menezes e a zootecnista Roberta Sá.  Na etapa do Planejamento da metodologia ATeG apresentação de    estudos de caso ressaltando a importância da etapa diagnóstico para elaboração do planejamento e indicadores técnico-econômicos da atividade e do itinerário.

Carolina Machado, que é medica veterinária Coordenadora Regional da Rede Etec, trouxe as informações sobre ” Postura do Técnico de Campo: Abordagem do técnico de campo junto produtor rural” . Os programas do Sindicato Rural: Bem +Agro, Termo de Adesão do Produtor Rural e Termo de Cooperação Técnica Sindicato Rural e SENAR,  apresentados pelo  engo agrônomo e agente Sindical,  Henrique Matias.

O encontro que se encerra nesta sexta-feira, dia 10, será finalizado, com  a assinatura do  Termo de adesão, prestação de contas e contrato, bem como informações sobre a  apresentação do relatório mensal de atividades, palestrante pelo coordenador geral da ATeG, Eduardo Barroso.

 Participaram ainda da abertura dos trabalhos, o vice-presidente da FAEC,  Carlos Bezerra Filho, o Presidente do Sinrural de Tamboril,  Rubinho Soares , Germana Moreira, coordenadora do Programa Agrinho e CNA Jovem, Karilena  Montenegro, Gestora do FPR e PS e  Anísio Carvalho,  Assessor da Diretoria Técnica.

OS PRIMEIROS BENEFICIÁRIOS

O SENAR já  deu os primeiros passos  no programa de Assistência Técnica e Gerencial no Ceará ,  em 2015,  atendendo 38 municípios  e 780 produtores, através de uma parceria com o Sebrae, via Programa Empreendedor Rural.  Agora, o SENAR parte sozinho na execução da metodologia que vem sendo adotada em diversos estados da Federação. Nesta primeira fase serão beneficiados os seguintes municípios nas seguintes cadeias produtivas: Ubajara (Fruticultura), Marco (Fruticultura), Itapipoca (Ovinocaprinocultura), Barreira (Fruticultura), Mombaça (Apicultura), Jaguaretama (Bovinocultura), Milhã (Bovinocultura), Ibaretama (Bovinocultura), Independência (Ovinocaprinocultura), Canindé (Avicultura), Coreaú (Avicultura), Aurora (Apicultura), Tamboril (Ovinocaprinocultura), Iguatu (Apicultura) e Trairi (Fruticultura)

SINRURAL DE  TAMBORIL INICIA  PROGRAMA ATeG

 Teve inicio no mês de abril a capacitação dos  20 produtores  na Administração da Propriedade Rural, que participarão do Programa de  Assistência Técnica e Gerencial-Ateg do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE ,  no município de Tamboril,  na cadeia produtiva de ovinos e caprinos. Segundo o Presidente do SINRURAL,   Rubinho Soares, que é  também secretário adjunto de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Tamboril,  a expectativa dos produtores é que a nova metodologia venha gerar um avanço no setor produtivo do Município, que tem uma forte atuação nesse segmento  . Entre pequenos , médios e grandes produtores são cerca de 500 atuando no setor,  na comercialização de carne e venda de matrizes e reprodutores de boa genética., disse ele.

O técnico  agrícola  Helênio  Veras Rodrigues é quem  está  fazendo  o acompanhamento junto aos produtores, trabalho esse que  já está em execução e terá duração de dois anos.  O Presidente do SINRURAL destaca ainda que o Sindicato está  oferecendo o Programa Inclusão Digital,   direcionados aos filhos  de produtores  rurais   durante toda a semana,  até o dia 30 de novembro do corrente ano.    Os candidatos devem  ser maior de 14 anos e alfabetizados. As inscrições ocorrem diretamente na Secretaria do Sinrural-88- 99200-34994 ou no e-mail: sinruraltamboril@gmail.com

OBJETIVO da ATeG

Estabelecer e implantar um modelo de gestão e operação de assistência técnica continuados baseado no mérito aos produtores da classe “C” e “D/E” potencial, que englobe todos os processos da cadeia produtiva da propriedade – possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e os processos de gestão do negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica, da família e da comunidade.