Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SOU DO AGRO, SOU FAEC. SOU BOVINOCULTOR

A Bovinocultura leiteira é uma das atividades pecuárias mais importantes no estado do Ceará. Em 2018 nosso rebanho foi estimado em 2.401.771 cabeças (IBGE) nos colando em 16a no ranking nacional, com uma participação de 1.1% do rebanho brasileiro.

O Sertão Central permanece sendo a maior bacia leiteira do estado e o município de Quixeramobim o maior produtor, contando com uma média de rebanho de  85,5 mil cabeças, ou 3,5% do total do estado. Apesar de toda a crise hídrica vivenciada por nossos produtores, o mercado de leite continua movimentando cifras bastante significativas, tendo no ano de 2018 um acréscimo de produção leiteira de 21,3% em relação ao período anterior, chegando a produção de  705,6 milhões de litros do produto. Somente através do Programa de Aquisição do Leite, 1.746 produtores rurais forneceram 9.455.140 litros do produto, movimentando R$ 11.440.719,40 no período. (Fonte: Governo do Estado do Ceará – Outubro de 2019).

O avanço da bovinocultura leiteira no Ceará vem sendo influenciado por diversos fatores, como o acesso a assistência técnica, a adoção de tecnologias que melhoraram a eficiência dos fatores de produção, tais como o melhoramento genético do rebanho, melhoramento de pastagens, uso de silagem, maiores cuidados com a sanidade animal, além das diversas ações de instituições públicas e provadas e políticas agrícolas voltadas a esta atividade produtiva.

Foto Divulgação: Wenderson Araújo (Flickr CNA).

#SouDoAgro #SouFAEC #SouProdutor