Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC/SENAR REALIZA I ENCONTRO DOS COORDENADORES MUNICIPAIS DO PROGRAMA AGRINHO

Em 2020 o Programa Agrinho completa 18 anos, tendo muitos motivos para comemorar. Na sexta-feira, 13 de março, com a participação de 47 municípios, o Sistema FAEC/SENAR realizou, em Fortaleza, o I Encontro dos Coordenadores Municipais do Programa Agrinho. Na oportunidade foi anunciado o retorno ao Programa dos municípios de Flecheirinha e Pindoretama, sendo, também, apresentado os novos municípios que participarão pela primeira vez,  Jijoca de Jericoacoara, Santana do Acaraú e Santa Quitéria.

Esse ano o tema central do Programa será novamente: “AGRINHO DE MÃOS DADAS COM O COOPERATIVISMO”. O superintendente do SENAR, Sérgio Oliveira, ressaltou a importância da permanência dessa temática, já abordada no ano passado, tendo em vista a necessidade de ampliar cada vez mais as idéias do cooperativismo na zona rural. Na ocasião, a Diretora Técnica do SENAR, Kelly Cláudio, além de comemorar o sucesso do Programa e o trabalho em conjunto com o sistema OCB/Sescoop/CE, anunciou que para o ano de 2021 o tema do Agrinho será: “Saúde Animal no Campo”.

Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop/CE, João Nicédio Alves Nogueira, atualmente existem 111 cooperativas estruturadas no Ceará, das quais apenas 26 estão ligadas à agropecuária. Nicédio ressaltou que o objetivo é disseminar a cultura do cooperativismo entre os jovens, visando o aumento da atividade no estado.  Para Nicédio, o sucesso obtido pelo Agrinho no ano passado, quando também abordou sobre a importância do cooperativismo, incentivou o sistema OCB/Sescoop/CE a editar um livro com os 10 primeiros lugares do Programa em 2019, dos concursos de Redação, Desenho, Experiência Pedagógica, e Município Agrinho.

A palestra magna do evento foi ministrada pelo superintendente do Sistema OCB/Sescoop/CE, José Aparecido de Souza, que destacou a importância do cooperativismo e da campanha que o sistema FAEC/SENAR e a OCB/CE estão desenvolvendo nas escolas rurais junto aos alunos do 2º ao 9º ano.

A consultora Ilana Maciel, que tem uma experiência de 20 anos no cooperativismo, realizou durante o evento uma dinâmica de grupo para mostrar a importância do ato de cooperar. Ilana conduziu a oficina mostrando os passos da cooperação, os ramos do cooperativismo, o cooperativismo e os objetivos do ODS, a bandeira e o símbolo do cooperativismo que teve início na Europa em 1841, entre outros.

O encontro prosseguiu até o final da tarde. Todos os presentes receberam um exemplar do livro “Educar para o Cooperativismo”, doado pelo Sistema OCB/Sescoop/CE.  Também houve distribuição, pelo Sistema FAEC/SENAR, das cartilhas do Agrinho e de uma porção de álcool em gel, fortalecendo a campanha de prevenção de transmissão do vírus da gripe.

HOMENAGEM AS MULHERES

Dos 47 coordenadores municipais, 33 são mulheres por este motivo e aproveitando as comemorações do dia internacional da mulher, a coordenação estadual do AGRINHO fez uma homenagem especial a todas as mulheres.

 

NÚMEROS DO PROGRAMA AGRINHO NO ESTADO DO CEARÁ EM 2020:

Números de Municípios atendidos: 47
Número de alunos beneficiados: 81.032
Número de escolas atendidas: 550
Número de professores: 4.733