Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SINRURAL de Barreira inova e implanta ações de Saúde e Assistência Social

Através de uma parceria com a UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofônia Afro-Brasileira, com o apoio do Dr. Vanderlan e da Dra. Maria Auxiliadora, professora da UNILAB, produtores rurais e seus familiares ligados ao Sindicato Rural de Barreira estão sendo assistidos desde o último dia 22 de março, com diversas ações de saúde, advocacia e assistência social. Na segunda- feira, de 8 às 11 horas, o atendimento é feito por uma médica pediatra e dermatologista, com consultas e orientações inclusive às crianças, sobre proteção da pele, uma necessidade para quem trabalha no campo, fortemente impactados pelo sol. Neste dia, o Sindicato e a UNILAB disponibilizam também dois acadêmicos de enfermagem, sob orientação da Dra. Maria Auxiliadora Bezerra Fechine, coordenadora do projeto, que realizam diversos atendimentos como medição de pressão, orientações sobre vacinação, entre outros.

Ainda na segunda- feira, os associados têm direito a um advogado que dá orientações sobre aposentadoria rural, dívidas e outros assuntos ligados à propriedade, sob a coordenação do Dr. Afonso Aragão. Já na quarta- feira, o atendimento é de fisioterapia sendo ofertados também cursos de promoção social, um dos já realizados foi sobre panificação, pela instrutora do SENAR, Lucia Araújo e para completar a semana, na sexta-feira, um forró pé de serra para os idosos e encaminhamento dos interessados para os benefícios ofertados pelo governo através da LOAS- Lei Orgânica da Assistência Social, como o BCP- Benefício de Prestação Continuada, que neste caso é feito pela própria presidente do Sindicato, que é assistente social e pedagoga.

Segundo a presidente do SINRURAL de Barreira, Eleneide Brilhante “Esta foi uma forma que encontramos de oferecer mais serviços aos nossos associados mostrando que somente através do associativismo somos capazes de resolvermos os nossos problemas., nos tornamos mais fortes e protegidos “ . A ideia surgiu a partir de um seminário de sustentabilidade sindical promovido pela FAEC ano passado, e vem sendo muito bem aceito por todos, disse Eleneide.