Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Senar e Tortuga lançam projeto profissional em São Gonçalo do Amarante

A convite do Instituto TORTUGA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará, está participando  do Projeto Jovem Profissional, com os alunos do Programa Agrinho, que é uma ação de responsabilidade social do SENAR trabalhando temas transversais, de uma forma lúdica e que somente este ano, vai beneficiar 72.687 alunos do 2° ao 9° ano, de 600 escolas públicas da zona rural, atendidos por 5.250 professsores.

O Projeto Jovem Profissional foi lançado nesta quarta-feira, dia 5 de junho, às 9 hs, na sede da DSM/ TORTUGA, no município de São Gonçalo do Amarante, pelo gerente da Unidade Ceará, Gabriel Romero contando com a presença da Diretora Técnica do SENAR/ CE, Ana Kelly Cláudio Gonçalves, da Coordenadora do Programa Agrinho, Germana Moreira, e de 30  alunos do 9° ano de duas Escolas Municipais do município de Palmácia, a Escola CERU, da localidade de Gado dos Ferros e a Escola Antonio Vieira, da localidade de Gado dos Rodrigues, bem como de dois professores e da coordenadora municipal Aila Calu, todos envolvidos com o Programa Agrinho.

A  nutricionista Daniela Bezerra Batista e o zootecnista Mataus da Rocha Lima Cruz, fizeram uma apresentação das atividades e de suas profissões dentro da empresa DSM e Natanieli Silva, assistente da gerencia apresentou os objetivos do Projeto. A DSM é uma empresa holandesa que trabalha em 50 países de 6 continentes e que se preocupa com a nutrição humana e animal e com sustentabilidade, disse o gerente Gabriel Romero.Esse projeto Jovem profissional vem sendo realizado há 9 anos, na fábrica da cidade de Mairinque, em São Paulo.

Segundo a Diretora Técnica do SENAR/CE, Kelly Claudio, este Projeto da DSM é de suma importância para os jovens da zona rural, pois vai possibilitar aos mesmos conhecerem melhor as profissões, ajudá-los na hora da decisão e assim, até poderem atuar como profissional, servindo no campo. “Já temos uma parceira com o Instituto Tortuga através do Programa Agrinho há 10 anos e reconhecemos a DSM como uma empresa cidadã.”, afirma Kelly.

 “Esse é o primeiro ano em que a DSM/Instituto Tortuga se une ao SENAR do Ceará  para viabilizar uma ação que já vem dando bons resultados aos jovens alunos do município de Mairinque. O projeto também vem despertar nos jovens a valorização da região, além de oferecer aos colaboradores da indústria a oportunidade de sentir-se útil à comunidade enquanto exercem sua atividade, podendo ser exemplos de esforço e eficiência. É uma forma muito feliz de contribuir com a sociedade, envolvendo indústria e escola.”, disse o Superintendente do SENAR/ CE, Sérgio Oliveira. Nesse sentido, o SENAR/ CE expediu ofício à todas as secretarias de educação dos 46 municípios que estão trabalhando o programa Agrinho, que devem manifestar interesse em participar do Projeto Jovem Profissional. Será uma oportunidade única que estamos oferecendo aos jovens que são a base do futuro do nosso país.

SOBRE O PROJETO

O  Projeto Jovem Profissional vem oferecer aos jovens uma visão de futuro profissional a  alunos do 9º ano das escolas municipais para visitarem a Unidade Industrial DSM / Instituto Tortuga com a finalidade de conhecerem as exigências, normas, processos industriais e também receber dos profissionais, em seus locais de trabalho, orientações sobre como é seu dia a dia, qual a escolaridade necessária para cada atividade, comprometimento que o exercício da profissão requer, bem como esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e emprego favorecendo a identificação de oportunidades profissionais existentes

SOBRE A  TORTUGA/ DSM

Tortuga é uma marca de suplementos nutricionais para gado de corte, gado de leite, equídeos e pequenos ruminantes da DSM – empresa mundial baseada na ciência, com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária, além de oferecer soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiaL.

COMO PARTICIPAR

Caso o seu município tenha interesse em participar do Projeto Jovem Profissional, deve encaminhar sua adesão para os seguintes e-mails: germana@senarce.org.br e natanielli.silva@dsm.com.  Será organizado um cronograma de visitas junto ao Instituto durante todo o ano, de acordo com as demandas.

SOBRE O AGRINHO  Em 17 anos, o Programa  Agrinho que é uma ação  de responsabilidade social  do SENAR/ CE já atendeu a mais de 2 milhões e 500 mil alunos cearenses, educando em temas como Meio Ambiente, Saúde, Educação, Viver Bem no Semiárido, Cidadania e, em 2019, vai trabalhar o tema Cooperativismo. Este ano, serão atendidos  72.687 alunos do 2° ao 9° ano, de 600 escolas públicas da zona rural, atendidos por 5.250 professsores.

LOCAL DO EVENTO

O Tortuga/ DSM Produtos Nutricionais Brasil S.A, fica sediado à Rodovia CE 422, km 12,6, Quadras 4 e 6, Complexo de Pecém, São Gonçalo do Amarante/CE CEP 62670-00.

SEDE DO SISTEMA FAEC/ SENAR- CE

Avenida Eduardo Girão, 317 – 1º Andar – Jardim América – Fortaleza-CE – CEP: 60.410-442

Fone: (85) 3535.8000 – Fax: (85) 3535.8001

www.senarce.org.br