Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR E AGRÍCOLA FAMOSA CAPACITAM 40 JOVENS APRENDIZES EM FRUTICULTURA

Teve inicio nesta sexta-feira ,  23, no município de  Icapuí, a capacitação de 40 jovens  dentro do projeto Aprendizes , que será executado  através de uma parceria  entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- CE e a Empresa  Agrícola Famosa, maior produtora de frutas do Brasil, localizada no município de Icapuí .  A abertura do curso contou  com a presença do Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva e da Diretora Técnica  Ana Kelly Claúdio Gonçalves .

A assinatura do convênio  entre as duas entidades ocorreu  no dia 12 de agosto na sede  da empresa,  na presença da  Diretora Técnica do SENAR- CE, Ana  Kelly Cláudio, que esteve pessoalmente acompanhando a seleção de 40 jovens, em conjunto com a Secretaria de Educação de Icapuí e representantes da Agrìcola Famosa , se inscreveram 182 jovens e foram selecionados 40 , que serão divididos em duas turmas .

O objetivo é formar jovens aprendizes na fruticultura básica, devendo o curso ter duração de 960 hs, sendo 480 hs de responsabilidade do SENAR, dividido em 180hs do módulo básico e 300 hs do módulo específico. As outras 480 hs são de responsabilidade da empresa Agrícola Famosa. A carga horária é de 4 H/dia e o curso dura em torno de dois anos . São jovens estagiários do programa Aprendi que vão receber uma bolsa de meio salário mínimo e auxílio transporte.

O SENAR tem a espertize de capacitação em vários setores da agropecuária e esta iniciativa da Agrícola Famosa, através do empresário José Roberto Barcelos é muito importante, o empresário pensando na sucessão e na inclusão de jovens no campo, disse o presidente do Conselho de Administração do SENAR/ CE e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya.

 INSTITUTO TORTUGA

O Instituto TORTUGA que patrocina o programa Agrinho há mais de 11 anos, está promovendo visitas de estudantes do Programa à sede de sua fábrica, em São Gonçalo do Amarante. O objetivo é incentivar e despertar nos estudantes o interesse por profissões , inclusive àquelas ligadas direta e indiretamente ao campo, Este ano, no primeiro semestre, os alunos de escolas do município de Palmácia  e no ultimo dia 7 de agosto , os alunos de escolas do município de  Aratuba,  visitaram a sede da TORTUGA, participaram de uma exposição sobre as atividades da indústria e ouviram depoimentos de diversos profissionais que ali atuam. Os alunos são também instigados a descobrirem suas profissões .