Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR-CE vai oferecer Assistência Técnica a 800 Produtores no Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Administração Regional  do Ceará,   vai oferecer em conjunto com os Sindicatos Rurais filiados à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC ,  assistência técnica  e gerencial a  40  Sindicatos, beneficiando 800 produtores. No dia 25 de janeiro ultimo ocorreu uma reunião na sede  do Sistema, em Fortaleza,  quando foi feita a  apresentação da nova sistemática do Programa Anual de Trabalho-PAT-  para 2019, pela Diretora Técnica, Kelly Claudio , onde cada Sindicato deverá   formar seu grupo de produtores para  oferecer o Programa de  Assistência Técnica e  Gerencial –ATeg,  .principal foco de atuação do SENAR em 2019  junto aos proprietários rurais e trabalhar também os demais cursos nas áreas de Formação Profissional Rural-FPR  e Promoção Social.

O primeiro a formar seu grupo, foi o Presidente do Sindicato de Limoeiro do Norte, Luis Mendes. “Nosso gruo será sobre Avicultura , estamos bastante entusiasmados com este trabalho, pois já temos uma tradição em criação de aves na Região,e acreditamos que vamos obter bons resultado

Na programação de cursos  do SENAR  que   vem sendo elaborada pela Diretoria Técnica, estão previstos  ainda para 2019, 700 cursos em diversas áreas, sendo   450 turmas  de produtores  que serão beneficiados com  cursos nas áreas de Formação Profissional Rural- FPR- e 250 turmas de PS – Promoção Social,   mas a mesma poderá sofrer alterações . Esse planejamento teve inicio em agosto, com a visita do Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, – quie está hoje, em Brasília- a  vários Sindicatos Rurais divulgando a nova  forma de atuação. Em seguida, já em novembro do ano  passado, o Senar promoveu o Encontro Metodológico de Instrutores . Este ano, o SENAR-Ceará  também   reestruturou sua equipe, e montou um Setor de Supervisão. Na ocasião, foram apresentadas as duas novas supervisoras Mariana  Menezes e Roberta Sá , que já foram instrutoras do SENAR .

Na abertura do  encontro, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya fez algumas considerações sobre as novas  obrigações mensais e anuais dos sindicatos rurais junto aos órgãos de Controle .  Em seguida,  a contadora Jucileide Nogueira  falou das obrigações mensais que são o preenchimento do eSocial  (EFD, REINF e Dectf Web) , Informações Fiscais , Escrituração Contábil, Previdenciária e Trabalhista). Já  na lista de obrigações anuais dos sindicatos estão  RAIS- Relação Anual de  Informações Sociais, DIRF-Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte , COAF- Conselho de Controle de Atividades Financeiras, ECD- Escrituração Contábil Digital., sem esquecer a Declaração do ITR- Imposto Territorial Rural e Imposto de Renda da pessoa física, do produtor rural.

Na ocasião, houve uma exposição sobre o Programa Agro + Brasil, pelo  vice-presidente de Administração e Finanças da FAEC, e presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, Carlos Bezerra e pelo  Presidente do Sindicato Rural de Caucaia, Henrique Matias, que  participaram de uma capacitação na sede da  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasi-CNA , em Brasília. Segundo eles, será uma grande oportunidade de  fortalecer a prestação  de serviços aos produtores e incentivar à assistência técnica nas propriedades. O    Bem + Agro é um programa de fidelidade criado pela CNA,    onde cada produto adquirido  pelos produtores  terá pontos em Agro, que serão trocados  por produtos, na compra de veículos, máquinas agrícolas, pneus, passagens aéreas , enfim, por um uma série de serviços ( Ler mais abaixo) .

Assistência Técnica e Gerencial  será incrementada

 O programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR- ATeG deverá ser incrementado este ano através de grupos de no mínimo 20 produtores por cada Sindicato, em uma  só cadeia produtiva, oferecendo mais 11 cursos por ano, por Sindicato.  Até o dia primeiro de fevereiro, todos eles  deverão apresentar seus grupos da ATeg, disse a Diretora Técnica do SENAR-CE, Ana Kelly Claudio que apresentou a nova metodologia de atuação e os termos de Cooperação Técnica e Financeira . O Presidente da FAEC, Flávio Saboya recomendou trazer para dentro destes grupos os produtores rurais ligados aos Sindicatos, sendo esta mais uma forma de fidelização na prestação de serviços, já que é um trabalho gratuito que o SENAR oferece ao produtor rural.