Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR/CE inicia programa de Assistência Técnica e Gerencial em 16 municípios de forma gratuita

Com a conclusão hoje, dia 10/05, do treinamento de 23 técnicos de campo que vão atuar diretamente no Programa de Assistência Técnica e Gerencial -ATeG , do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- CE, tem início nesta segunda-feira,  13 de maio, a primeira fase do programa  em 16 municípios do Estado. A partir de julho, novos municípios serão atendidos, informou o Superintendente Regional do SENAR/CE, Sérgio Oliveira da Silva, que está acompanhando a formação das turmas em cada município, através dos Sindicatos Rurais filiados a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC e por intermédio de algumas prefeituras. Em cada uma dessas cidades são selecionados e treinados 20 produtores , por cadeia produtiva .

No total, este ano, serão beneficiados 40 municípios e cerca de 800 produtores. Todos os produtores e técnicos de campo receberam também um curso de Administração da Propriedade Rural  e segundo o Presidente da FAEC e presidente do Conselho de  Administração do SENAR-CE , Flávio Saboya esta é a maior das oportunidades que o produtor poderia receber e o mais importante , de forma  gratuita. Resta agora, ele entender que  precisa encarar a administração de sua propriedade como um negócio, que precisa de planejamento, administração e resultados. Sobre os técnicos de campo é muito  importante eles participarem do curso que agora ficarão mais  informados  para transmitirem os conhecimentos, disse Flávio Saboya .

A produção assistida do SENAR é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas em uma determinada cadeia produtiva . A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades.

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) tem como principal objetivo atender  produtores rurais de todas as regiões brasileiras, possibilitando o acesso a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, em consonância com as ações de Formação Profissional Rural. Conta com uma metodologia própria e inovadora, que tem por objetivo disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo o desenvolvimento do seu negócio.

Além das técnicas de manejo da produção, o Programa realiza o acompanhamento gerencial das propriedades rurais, controlando custos e medindo os resultados econômicos das atividades, fundamentado em cinco etapas de trabalho: diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar, avaliação sistemática de resultados.

Municípios Beneficiados  e Cadeia Produtiva

Na primeira etapa  serão atendidos 16 municípios nas seguintes cadeias produtivas :

Ubajara (Fruticultura), Marco (Fruticultura), Itapipoca (Ovinocaprinocultura), Barreira (Fruticultura), Mombaça (Apicultura), Jaguaretama (Bovinocultura), Milhã (Bovinocultura), Ibaretama (Bovinocultura), Independência (Ovinocaprinocultura), Canindé (Avicultura), Coreaú (Avicultura), Aurora (Apicultura), Tamboril (Ovinocaprinocultura), Iguatu (Apicultura) e Trairi (Fruticultura)

SOBRE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO BRASIL

O Brasil é líder mundial na utilização de tecnologia agrícola, mas ela não chega às classes produtoras de menor renda. Há uma enorme carência de profissionais especializados para disseminar todo o conhecimento que o Brasil adquiriu com pesquisa e tecnologia.

O baixo acesso a assistência técnica e extensão rural é um dos principais fatores de baixa disseminação de tecnologia no campo.  A extinção da Embrater, a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, em 1990, concentrou o conhecimento entre os grandes produtores rurais e deixou órfãos os médios e pequenos, que não conseguiram acompanhar todos os avanços proporcionados pela pesquisa e a tecnologia.

De acordo com último censo agropecuário do IBGE, de 2006,  estas ações, no setor rural são ainda muito baixas.

Situação das propriedades rurais brasileiras em relação ao recebimento de Assistência Técnica e Extensão Rural

Quantidade     %

Não receberam          4.030.473        77,88

Receberam Regularmente    482.452           9,32

Receberam Ocasionalmente            662.564           12,8

Total de Estabelecimentos    5.175.489        100

Fonte: Censo Agropecuário 2006 (IBGE)

Ainda de acordo com o IBGE, a população economicamente ativa no meio rural é de 36 milhões de pessoas, 19% da total brasileira. Destes, 6,4% possuem ensino médio completo e somente 1% tem curso superior, o que comprova a necessidade da ampliação do acesso dos brasileiros do meio rural ao conhecimento.

Com a enorme capilaridade que tem e por acreditar que pode contribuir ainda mais com a multiplicação do conhecimento, o SENAR criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias.

A produção assistida do SENAR é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas. A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades.

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, conforme esquema abaixo:

 

1° DIAGNÓSTICO PRODUTIVO INDIVIDUALIZADO

Quando são levantadas informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes.

2° PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Importante etapa de pactuação dos objetivos que ocorre entre o produtor rural e seu técnico de campo, sempre com o acompanhamento de um supervisor.

3ª ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA

É quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção.

4ª CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMPLEMENTAR

Utilizando a experiência do SENAR, os cursos de curta e média duração, complementam os conhecimentos trazidos pelo técnico de campo e auxiliam nas decisões tomadas pelo produtor rural.

5ª AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE RESULTADOS

Conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo SENAR que apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.

Metas específicas:

› Produtor

Capacitar para o empreendedorismo e a gestão do negócio

Elevar a renda e a produtividade buscando eficiência e eficácia

Aumentar a rentabilidade

Estabelecer o perfil tecnológico, social e econômico

Elaborar o planejamento estratégico da propriedade

› Técnico

Propiciar acesso ao mercado de trabalho

Desenvolver a formação continuada

Remunerar por mérito (renda fixa + variável)