Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR- CE FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO COM PREFEITURAS MUNICIPAIS PARA CAPACITAR PRODUTORES RURAIS 

DSC_1417Ampliar  o atendimento aos produtores  rurais dentro da filosofia  do Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural- SENAR  ” ensinar  a fazer fazendo”. Nesse  sentido, foi firmada hoje, 18, mais uma parceria, com a Prefeitura Municipal de Capistrano, para oferecer os cursos de Formação Profissional  Rural- FPS e de Promoção  Social- PS, de acordo com a demanda do município. Hoje, o SENAR oferece um portfólio de mais de 90 cursos de capacitação.
Já foram assinados contratos de cooperação com as prefeituras de Paracuru, Boa Viagem e Capistrano e outras estão em fase de negociação, disse o Superintendente  do SENAR – CE Paulo Hélder de Alencar Braga, informando  que os cursos são gratuitos cabendo ao município, a responsabilidade de mobilizar e compor  as turmas de treinandos,  proporcionar  a hospedagem e alimentação dos treinandos e dos instrutores.  É uma grande oportunidade  que o SENAR está oferecendo aos municípios e que com certeza, vai ajudar em muito no gerenciamento e na melhoria da produção e produtividade no campo, explicou  o Superintendente.
DSC_1422A assinatura do termo de cooperação contou com a presença do Superitendente  do SENAR– CE, Paulo Hélder Braga, do diretor técnico Eduardo Queiroz , da coordenadora de Promoção Social Kely Cláudio, da vice- presidente Regional do Maciço de Baturité e presidente do Sindicato  Rural de Barreira, Eleneide Torres, do secretário de agricultura, pecuária e pesca  de Capistrano, Marciano da Silva  Nascimento e do Coordenador de projetos da Prefeitura , Iram Pereira. Eleneide Torres que mobilizou o município, disse que na sua região, outras prefeituras como a de Baturité e  Barreira estão interessadas em fazer esta parceria com o Senar, que com certeza trará  muitos benefícios para os produtores rurais que serāo melhor capacitados  para exercerem suas atividades.
Pelo contrato, caberá ao SENAR a capacitação do pessoal através de cursos, eminentemente práticos realizados , de preferência no  campo, a partir do conteúdo programático adotado pelo SENAR- CE a quem cabe promover a orientação técnica e metodologia, sem nenhum custo.
CASO DE SUCESSO EM CAPISTRANO
DSC_1424O  atual Secretário  de Agricultura, Pecuária  e Pesca de Capistrano , Marciano da Silva Nascimento é produtor rural, egresso do curso  de apicultor, que  o SENAR- CE, realizou no ano de 2004 naquela município. Ele já era produtor rural no sitio Carqueja,  mas a partir dos ensinamentos que recebeu  passou a utilizar a apicultura como a principal atividade de sua propriedade, e dela já tem obtido muitos dividendos. Quando iniciei a Produção de Mel, era muito pequeno, hoje chega a 2 toneladas. Aprendi também a me organizar em regime de cooperação e conseguir multiplicar a atividade para vários produtores do nosso município, que hoje Viver prática entre da atividade, disse Marciano.