Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SEGURO DE CAVALO E O PASSO A PASSO PARA MONTAR UM CENTRO DE EQUOTERAPIA SERÃO DEBATIDOS NO PECNORDESTE

O setor de equinocultura é  de extrema importância para a economia cearense, tendo em vista que o Brasil é o quarto maior rebanho de equinos do mundo e o Ceará o quarto do Nordeste, com cerca de 143.000 animais. Somente na Região Metropolitana de Fortaleza existem cinco hípicas  O Ceará é  referência em diversos segmentos do setor, dentre eles, o esportivo. É uma cadeia produtiva que pulsa e cresce a passos largos, gerando emprego e renda em nosso Estado. Para se ter uma ideia, só no manejo direto, a cada três cavalos, é gerada uma oportunidade de trabalho”, comenta Rodrigo Freitas,  criador e Coordenador do segmento de equinocultura do  Seminário Nordestino de Pecuária-PECNORDESTE, que se realizará de 13 a 15 de junho próximos, no Centro de Eventos do Ceará, uma promoção do Sistema FAEC/SENAR e SEBRAE-CE.  

 Segundo ele entre as raças mais adotadas pelos criadores cearenses estão o cavalo Manga Larga Machador, Quarto de Milha, Curioulo, BH, Campalino. De acordo com as entidades cearenses representantes do setor, o crescimento da equinocultura está relacionado ao esporte, lazer e turfe, sediando alguns dos principais eventos e atraindo participantes do Brasil e ainda do exterior. Os eventos fomentam a economia local movimentando os setores de comércio e serviços.  O cavalo é cultura, temos os nossos vaqueiros no Nordeste. No Brasil, o setor gera mais emprego  do que o ramo automobilístico.

A cadeia produtiva ainda  é responsável por movimentar a produção de ração, feno, capacitação de mão de obra e transporte, gerando emprego e renda principalmente na zona Rural.

Programação Pecnordeste 

Benefícios para quem  fizer o  seguro do seu cavalo e o passo a passo para montar um Centro de Equoterapia, serão temas de duas palestras que serão ministradas por técnicos  especialistas em  equinocultura, durante o Seminário Nordestino de Pecuária- PECNORDESTE, . O setor de equinocultura que tem como coordenador o técnico em gestão de agronegócio e criador de cavalo   Rodrigo de Freitas Sousa, ex-presidente da Câmara Setorial de Equinocultura e atual Vice-presidente da Camara Setorial do Agronegócio,  apresenta uma  programação com 14 atividades, sendo  10  palestras,  três oficinas e um Mini-curso .

As outras palestras serão sobre Segurança e bem estar dos animais nos pisos das pistas de vaquejadas e tambor, Como escolher o melhor capim para fazer o pasto do seu cavalo ? O uso de pré secado  (forrageira) para equinos,  A vaquejada legal e a chancela ABVAQ- Associação Brasileira de Vaquejada.; A  Importância do médico veterinário na gestão de Haras, Odontologia equina, Conversão alimentar e máxima performance, Exercícos de correção para vaquejada e  Lesões ortopédicas mais frequentes em cavalos atletas.

Os palestrantes, instrutores  e mediadores são técnicos de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro , Rio Grande do Norte e Ceará, todos de comprovada eficiência , disse Rodrigo Freitas.  Entre eles estão  : Claudia da Costa Mota e Katiuscia Barbosa da Silva  (SP), Dario Barrerto e Karla Oliveira(CE),  Diogo Gonzaga Jaime e Rafael Camopos, ( Empresa Conect Horse de  MG), Evandro Guerra e  Manoel Leite Neto ( juiz de vaquejada- SP), Tatiana Figueiredo ( Parque das Palmeiras-SE), Alexandre Dourado ( Rações Dourado) Felipe Leite( criador em Maranguape ),  Paulo Zaluski ( RJ), Pedro Ivo Araújo Costa e Bruno Lyra (RN)  Magno José Duarte Candido (Professor UFC-CE), Manoel Leite Junior( Juiz de vaquejada-CE), Bruno Lira (RN) Valter Trigueiro Junior ( PB).   

As três oficinas serão sobre Doma Racial pela Empresa Connect Horse, do Estado de Minas Gerais  seguindo a seguinte programação : Módulo 1 – dia 13-  de 18 às 21 hs,  Doma, iniciação da doma e trabalho de chão e  Doma Conect Horse –  Dia 14/06;  /Horario: 18 às 21 hs  Módulo 2 – Exercicios montado, flexionamento de pescoço, garupa e parada. – Módulo 3- Dia 15/04 – Horário: de  14 às 17 hs – Doma  Conetc Horse . Todas elas serão feitas no espaço da EXPOPEC – Exposição de Animiais, no estacionamento do pavilhão D.

O mini-curso será ministrado no dia 15 de junho , de 8h30min as 12 hs,  sobre Regras, Técnicas e ética para juizes  de vaquejada,, tendo como instrutor Manoel Leite Neto, juiz de vaquejada  no Ceará e  como  Cooordenador ,  Valter Trigueiro Júnior .     

A INDÚSTRIA DO CAVALO CRESCEU 12%

 A indústria do cavalo cresceu quase 12% ao ano nos últimos 10 anos. Em 2006 eram R$7,5 bilhões de faturamento bruto anual e em 2015 atingimos R$16 bilhões de reais.

Existem duas estatísticas que são levadas em consideração com relação a estatísticas de equinos no Mundo e no Brasil. Os números internacionais, que também englobam o Brasil, são de responsabilidade da FAO – Federação Internacional da Agricultura. Segundo as estatísticas da FAO (2011) o rebanho mundial de equinos seria de aproximadamente 59.043.839 cabeças,, sendo os Estados Unidos o que detem maior plantel com       9.500.000  cabeças, seguido pela China  com  6.823.360  cabeças e o México em terceiro lugar, com 6.350.000  cabeças. O Brasil  está em quarto lugar com     5.496.817  cabeças, seguido pela Argentina  3.680.000  cabeças

 Pelos números da FAO, os 5 maiores rebanhos equinos do mundo representam 54% de toda a tropa mundial.

No Brasil, o setor segue os números do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Segundo o IBGE, no Brasil temos 5,5 milhões de equinos, onde apenas 700 mil animais seriam registrados em algum Serviço Genealógico oficial.

 Segundo o MAPA, no Brasil existem 26 raças de cavalos e outras 6 raças de pôneis. Cada uma dessas raças tem os seus padrões raciais e sistema de seleção realizada pelo ser humano, que direciona a sua criação de acordo com seus interesses hípicos (trabalho, esporte ou lazer).

ENTIDADES LIGADAS AO SETOR

-Associação Cearense dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha do Ceara – ACEQM

Associacao Brasileira de Vaquejada – ABVAQ

Associacao Cearense de Vaquejada – ACEVQ

-Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Ceará – ACCNMCE

-Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina

-Associação de Criadores do Ceará – ACC

-Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

-Associação Cearense de Equoterapia

-Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Medicina Veterinária do Estado do Ceará – CRMV/CE

-Federação Equestre do Ceará

Jockey Clube Cearense

-Núcleo Cearense dos Criadores do Cavalo de Trabalho – NCCT

-Núcleo Cearense do Cavalo Quarto de Milha – NCQM

-Regimento de Polícia Montada – CAVALARIA