Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Saúde do Homem e da Mulher do Senar leva serviços ao Distrito de Massapê

A caravana do Programa Saúde do Homem e da Mulher,  do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE,   está   neste  dia 20, na localidade de Ipaguassu-Mirim, no município de Massapê. O programa  leva o exame de prevenção do câncer ginecológico para mulheres (exame de papaniculau)  PSA (para os homens), consulta com urologista e ainda realiza outras ações de Saúde, como vacinação, medição de pressão, em parceria com a secretaria de Saúde do Município e o Sindicato Rural de Massapê. Além de atender no Posto de Saúde local, o Senar leva um micro-ônibus  adaptado, equipado com dois consultórios, duas macas, ar condicionado, lavatório que fazem também a coleta dos exames.

As atividades envolvem ainda ações de promoção social e cidadania, através de palestras, corte de cabelo, manicure, e palestra de auto-estima para as mulheres. É um dia inteiro de atividades, que movimentam a comunidade local em torno da importância da saúde do homem e da mulher zona rural, disse Carolina Machado, coordenadora de programas e projetos do SENAR. Em cada localidade, o SENAR disponibiliza até 240 exames, distribuídos entre os dois sexos. A ação de hoje contou com as presenças dos Presidentes dos Sindicatos Rurais de Massapê, José Tupinambá Júnior, e de Coreaú, Emerson Pinto Moreira. E contou com apoio da Secretaria de Saúde do Município, na ocasião também teve ações em alusão ao Setembro Amarelo.

Este ano, o Programa já esteve nas seguintes  localidades: Almofala, no município Itarema (dia 2/08), Córrego do Forquilha, em Jijoca de Jericoacoara (dia 10) e na Serra do Félix, em Beberibe (dia 29/08). Nestas três localidades foram atendidas 711 pessoas, faltando contabilizar apenas Massapê.