Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA “DOUTORES DO SERTÃO” VAI CAPACITAR JOVENS DA ZONA NORTE

Presidente do Sindical Rural de Moraújo, Elder AguiarO Sindicato Rural de Moraújo, filiado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, em parceria com o Instituto Federal Ceará – IFCE, Campus de Sobral, realizam na próxima sexta-feira, 22, a solenidade que celebra a assinatura do convênio para realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios do Projeto ” Doutores do Sertão”‘,  com o apoio e interlocução junto às comunidades rurais do Sindicato Rural de Moraújo. O evento acontecerá às 9 horas no auditório principal do Campus IFCE de Sobral e contará com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, Presidente do Sindicato Rural de Moraújo, Elder Aguiar e do Diretor  Geral do IFCE em Sobral, Eliano Pessoa, e ainda de alguns alunos da Região Norte do Estado. O IFCE oferece cursos nas áreas de: agroindústria, eletrotécnica, fruticultura, mecânica, Meio Ambiente, panificação, Segurança do Trabalho, alimentos, irrigação e drenagem, mecatrônica industrial, saneamento ambiental e física.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Moraújo, “os filhos dos agricultores que conseguiram ir além, em relação aos seus pais e foram estudar em Sobral, fazendo cursos na área da  agropecuária podem dar uma grande contribuição ao meio rural . Eu  fiquei me questionando qual seria o futuro destes jovens , com certeza eles não voltariam para suas cidades uma vez concluindo seus estudos,quando deveriam  aplicar seus conhecimentos  nas  propriedades dos seus pais , então o “Doutores do Sertão” nasceu desta  constatação, de fazer com que o conhecimento acadêmico possa ser difundido no meio rural, através de uma extensão universitária e , também,  fazer com que haja uma provocação na sucessão do campo, para que esses  jovens, uma vez oportunizando ampliar, divulgar ou empregar seus conhecimentos no meio rural, eles possam  também ser empreendedores  nesta atividade, aplicando as técnicas de convivência com o semiárido, procurando acrescentar o conhecimento no meio rural, daí nasceu esse projeto” afirmou Elder Aguiar .

O Projeto irá beneficiar também os filhos de produtores dos municípios de Moraújo, Alcântaras, Martinópole, Senador Sá, Uruoca.

MERCADO DE TRABALHO 

Além de poderem colocar em prática o projeto pedagógico no Instituto Federal, o Programa visa sedimentar na  Região Norte do Estado, área de atuação do IFCE Campus Sobral, onde encontram-se em fase de consolidação  grandes projetos de irrigação: Perímetro Irrigado Araras Norte e Perímetro Irrigado Baixo Acaraú. Existem outros projetos de porte médio como o Jaibaras, Forquilha, as Fazendas de Produção Orgânica em Ubajara, as Empresas de Produção de Flores Tropicais em São Benedito e Ubajara, a extensa cadeia produtiva de frutas e hortaliças em toda a região da Serra da Ibiapaba e outros que demandam por Técnicos em Agropecuária.

Nesse sentido, o “Doutores do Sertão” chega também para dar oportunidade a estes estudantes de nível técnico a buscarem na prática,  os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas, proporcionando a geração de novos negócios, novos produtos  e novos mercados , destaca Elder Aguiar.

 

PROGRAMA INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO 

Para o presidente da FAEC, Flávio Saboya, o Projeto Doutores do Sertão além de  almejar  o envolvimento dos estudantes na sucessão das propriedades de seus pais, ele leva o jovem ao empreendedorismo. Trabalhar hoje no campo é um bom negócio, mas exige cada vez mais conhecimento técnico e gerenciamento e estas duas ferramentas estes jovens estão tendo a oportunidade que seus pais não tiveram, eles são peças fundamentais  na transmissão de  novas tecnologias e podem vir a ser futuros empreendedores rurais.

Saboya  acha que o projeto do Sindicato Rural de Moraújo  é ousado, mas está  convencido de que os jovens são os grandes agentes transformadores do meio rural. Conforme  informou , o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE braço direito da FAEC na capacitação do produtor rural  e de sua família,  vem ofertando também diversos cursos de capacitação, inclusive o Curso Técnico em  Agronegócio que já está com 229 alunos estudando em quatro Pólos em Fortaleza, Cascavel,  Quixadá e Quixeramobim.Estes novos técnicos agropecuários com certeza vão mudar a vida no campo e os Doutores do Sertão, também, enfatizou.

COMO VAI FUNCIONAR 

O programa de estágio acadêmico vai funcionar da seguinte forma: Serão selecionados, através de currículos e desempenho acadêmico, 8 (oito) estudantes universitários que preencham todos os requisitos do Projeto, como:

  1. Ser filho de proprietário rural de Moraújo e/ou de municípios circunvizinhos (Tianguá, Alcântaras, Martinópolis, Senador Sá e Uruoca);
  2. Que tenha cursado no mínimo 50% dos créditos necessários à formação;
  3. Que o curso do estudante seja voltado para o setor rural;
  4. Que tenha iniciativa, facilidade de comunicação, goste de trabalhar em equipe e que tenha interesse em divulgar novas tecnologias aos produtores rurais;
  5. Que possua um meio de transporte próprio.

Os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus de Sobral, por meio de sua Coordenação de Extensão, farão o acompanhamento dos estudantes selecionados, no cumprimento de metas estipuladas pelo projeto.

Será parte integrante e co-realizador deste projeto o Sindicato Rural de Moraújo – CE, o qual será o nosso interlocutor junto às comunidades que serão atendidas. Além disso, o Sindicato servirá de apoio físico e logístico para demais ações que se realizará, como a sensibilização inicial das comunidades, palestras, cursos de curta duração, conforme as demandas que se vá encontrando.

Cada universitário selecionado deverá visitar pelo menos uma vez por mês dez propriedades, que irão participar do Projeto. Teremos então, em cada mês um total de 80 visitas, as 80 propriedades participantes.

Na continuidade das atividades desenvolvidas pelos estudantes selecionados receberão informações sobre as ações desenvolvidas pelo: SENAR-CE, SEBRAE-CE, EMBRAPA e os Bancos sobre as linhas de crédito especificas para o publico em estudo. Portanto, uma vez orientados sobre o papel específico das citadas entidades, poderão, perfeitamente, divulgá-las aos agricultores.

Os produtores rurais, uma vez tomando conhecimento da existência das Entidades parceiras e sabendo o foco das ações desenvolvidas por cada uma delas, poderão solicitar demandas específicas, de acordo com os seus interesses.

As ações desempenhadas pelos estudantes universitários enriquecerão os seus currículos, bem como, proporcionarão acumular experiências que, no futuro, conforme os seus próprios interesses poderão tornar-se instrutores/consultores do SENAR-CE e/ou do SEBRAE-CE, na Região.

ONDE  FICA MORAÚJO 

A cidade de Moraújo fica a 306,7 km de Fortaleza, está na microrregião de Coreaú, e tem na agropecuária 14,32% do seu PIB . A população rural é maior do que a urbana, ou seja, tem 8.579 habitantes,nos quais 4.446 habitam a zona rural. ( Dados do IPECE) .

 

 

Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/SENAR-CE – 85-35358038

Maiores Informações: 

Flávio Saboya- Presidente da FAEC -9-92130613 

Presidente do Sindicato Rural de Moraújo : Elder Aguiar – (85)9-87945384