Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA ATEG/AGRONORDESTE APRESENTA NOVAS PRÁTICAS E FORRAGEIRAS A PRODUTORES DE CAPRINOS EM JAGUARETAMA

No dia 30 de setembro, em Jaguaretama-CE, foi realizado uma  reunião com os produtores atendidos pelo projeto de ATeG/SENAR/AR-CE/AGRONORDESTE, na  cadeia produtiva de Caprinocultura Leiteira. Na ocasião,  o técnico de campo da COCEPAT,  responsável por este grupo de produtores, João Paulo Craveiro, apresentou sobre os seguintes assuntos: independência forrageira, práticas conservacionistas de solo, ILPF e bioinsumos.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaretama- CE e contou com a presença do presidente do Sinrural de Jaguaretama, Expedito Diógenes, de representantes do SEBRAE e BNB, da Prefeitura Municipal de Jaguaretama,  e  da CAPRITAMA – Associação dos Criadores de Caprinovinocultores de Jaguaretama.  O  SENAR foi representado pela médica veterinária e  coordenadora técnica, Carolina Machado.

O   objetivo principal do momento foi apresentar as forrageiras alternativas como a moringa oleífera, palma forrageira, mandioca adensada e práticas conservacionistas de solo, utilizando-se para estes cultivos bioinsumos. Os produtores conheceram diversos processos capazes de iniciar uma transição para a  sustentabilidade, já que se trata de uma nova  tendência para o meio rural. O  evento foi finalizado  com a entrega dos cadernos do produtor aos participantes do projeto, pelo Sr. Expedito Diógenes.