Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Primeiro AGROPACTO de 2018 vai discutir Vetos à Renegociação das Dividas dos Produtores Rurais e Parcelamento do FUNRURAL

Convite Agropacto 06.02.2018Próxima terça-feira, 6, a partir das 7h30min, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do  Ceará- FAEC, inicia as  reuniões quinzenais do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-AGROPACTO no ano de 2018. Serão apresentados e  debatidos dois temas. O primeiro trata da Lei 13.606-2017 e a consequência dos vetos na Liquidação e Renegociação das Dividas dos produtores rurais do Nordeste,  publicada  pela Presidência  da República, no dia nove de janeiro de 2018. O tema será abordado pelo consultor da CNA/FAEC,  Edvaldo Brito.
A bancada nordestina  comandada pelo deputado Júlio Cesar ( PI), fez um grande movimento contrário aos vetos no final do ano de 2017, mas alguns foram mantidos pelo Governo.  A FAEC esteve representada na negociação pelo Vice-Presidente Regional da Região do Sertão Central, Cirilo Vidal. No final foi aprovada a  prorrogação  que tinha vigência até o  final de dezembro do ano passado,  por mais um  anos, mas com alguns vetos.
Acesse o link e saiba quais foram os vetos:
WhatsApp Image 2018-02-01 at 10.56.19Segundo Edvaldo Brito, os vetos irão prejudicar àqueles produtores que contraíram empréstimos  com outras fontes de recursos  isoladas  tipo FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador, BNDES, recursos internos do Banco do Brasil  e BNB, poupança rural e outros. Quem contraiu empréstimos pelo Banco do Brasil, por exemplo,  não vai poder liquidar as dívidas com descontos de até 95%,  como poderá ocorrer em alguns casos  no Banco do Nordeste..Segundo ele, o  veto  que também irá impactar,  foi o que não autorizou os agentes financeiros a prorrogarem os financiamentos rurais contatados de 2012 a 2016, período em que a seca foi mais severa para esses produtores do Nordeste, disse o  consultor da CNA.
O segundo tema abordará os Débitos Previdenciários e Parcelamento do FUNRURAL- Programa de Regularização Rural-PRR, a ser apresentado pelo Auditor Fiscal e Chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança da Superintendência Regional da Receita Federal, Alexandre Guilherme Vasconcelos.
SERVIÇO
A FAEC tem à disposição dos produtores um Departamento de Renegociação  e Recálculo das Dívidas Rurais, funcionando de 7:30 às 12 hs e de 13:30 às 17 horas , na Avenida Eduardo Girão, 317; Bairro Jardim America.. Contatos pelo fone: 3535-8029-85-9-91230996, e-mail: edvaldobrito@faec.org.br