Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da FAEC participa de reunião com produtores e lideranças rurais na Paraíba

João Pessoa (26/07/2018) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu produtores e lideranças rurais da Paraíba, em um encontro realizado na quinta (26) em João Pessoa (PB). E afirmou que os produtores do Estado são conscientes das dificuldades de produção na região Nordeste.

“Esse encontro também me sinalizou claramente que os produtores estão conscientes da sua responsabilidade nesse processo. Não ouvi lamentações, mas sim um conhecimento profundo dos problemas da Paraíba e também propostas de soluções”, avaliou o presidente.

Martins disse que uma das principais vocações da região é a pecuária, mas que as condições de clima, solo e acesso à tecnologia prejudicam o desenvolvimento do setor.  “O Nordeste é viável, o que precisamos é de políticas públicas. Não podemos admitir que uma região com essas características não tenha políticas específicas”, afirmou.

Por causa dessa realidade, o presidente apresentou as ações para os estados. O destaque ficou para o programa “Forrageiras para o Semiárido”, projeto de pesquisa em parceria com a Embrapa que tem o objetivo de apresentar opções de alimento forrageiro para o gado das regiões secas do país.

“Você precisa ter uma base de alimentação que dê condições de sustentabilidade ao rebanho no período de seca, que não pode ser baseado apenas em palma”, afirmou o presidente da CNA.

O encontro também serviu para que o presidente ouvisse as demandas dos segmentos produtivos, a exemplo dos produtores de cachaça, que se queixaram de alíquotas elevadas aplicadas ao setor. Houve ainda manifestações sobre o projeto Renovabio e também o pedido de apoio para o estímulo ao consumo de leite de cabra e seus derivados.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, esse diálogo com os produtores mostra a transparência da CNA em relação produtor rural.

“Todos os segmentos produtivos do nosso setor esteve presente. Esse tipo de encontro e debate é muito válido, pois fortalece o Sistema como um todo, desde o produtor até as entidades de classe”, refletiu Borba.

O encontro com os produtores e sindicatos fez parte da programação da Diretoria Executiva da CNA, que realizou sua 6ª reunião itinerante na capital da Paraíba, com a participação das federações de agricultura e pecuária do Nordeste.

Além dos presidentes das federações do Nordeste e sindicatos rurais da Paraíba, participaram da reunião representantes da Associação dos Plantadores de Cana-de-açúcar do Estado, Sindicato das Indústrias de Fabricação de Álcool, Associação Paraíba dos Criadores de Caprinos e Ovinos, da Organização das Cooperativas do Brasil e Sebrae-PB.

Também participaram empresários do ramo sucroenergético, produção de hortaliças e de cooperativas leiteiras, assim como de instituições públicas ligadas à agropecuária.