Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SEBRAE-CE abre as comemorações do dia da micro e pequena empresa no Ceará

WhatsApp Image 2017-10-05 at 09.20.01O SEBRAE-CE realizou hoje, em sua sede sessão solene para comemorar os 45 anos de existência do órgão no Ceará e o dia da micro e pequena empresa com o lema: os pequenos negócios como protagonistas do desenvolvimento do Ceará. Na abertura do evento, o Presidente do Conselho de Administração do Sebrae e Presidente da FAEC, Flavio Viriato de Saboya Neto proferiu o seguinte discurso:

“É com grande prazer que lhes dou as boas vindas nesta data duplamente importante que é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, e os 45 anos de existência do Sistema Sebrae.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar os gestores desta casa, Joaquim Cartaxo, Alci Porto e Airton Gonçalves, pelo obstinado e competente trabalho à frente desta instituição, bem como exaltar a dedicação e comprometimento de suas equipes, em prol do fortalecimento dos pequenos negócios do nosso Estado.

Com o tema: “Os Pequenos Negócios como Protagonistas do Desenvolvimento do Ceará”, celebramos neste dia as inúmeras conquistas das micro e pequenas empresas, no contexto do Ceará e do Brasil, decorrentes da implementação de políticas públicas voltadas para o setor e as ações conjuntas de instituições governamentais, de entidades e empresários que resultaram na publicação da Lei Geral. Segundo dados do DataSebrae, os pequenos negócios representam 98,3% dos negócios registrados no Simples Nacional, geram 34% dos empregos formais e respondem por 27% de tudo o que é produzido no País. No Ceará as micro e pequenas empresas são responsáveis por 98,7% do universo das empresas registradas, 30% dos empregos formais, e 26,5% do PIB cearense.

Hoje, as mudanças no cenário político e econômico do País, se configuram como sérios desafios, dos quais o futuro dos pequenos negócios depende sobremaneira. Uma das alternativas para superar as adversidades é a prática da cooperação e troca de experiências, que encontros como esses podem proporcionar.

A necessidade de uma boa gestão, a inovação tecnológica, a inteligência do negócio, o acesso ao crédito e muita criatividade, crescem em importância como forma de responder às mudanças e incertezas de nossa economia.

Acredito que este encontro, além de ressaltar a verdadeira importância dos pequenos negócios, será uma ótima oportunidade para o compartilhamento das valiosas experiências e melhores práticas de empresas que conseguiram se destacar, a despeito da crise.

Senhoras e Senhores, vamos portanto, fazer um brinde a todas as conquistas, e comemorar com um grande sorriso estampado no rosto, todo o esforço empreendido e os resultados alcançados.

Sintam-se vitoriosos,

Parabéns,

Feliz Dia das Micro e Pequenas empresas!”