Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

POSSE NOVA DIRETORIA DA FAEC: FLÁVIO SABOYA DIZ QUE SETOR PRODUTIVO PRECISA DE MODERNIZAÇÃO E REINVENÇÃO CRIANDO UM NOVO MODELO DE CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA

20180102_141433“Somos um Sistema  que, face às recentes modificações ocorridas com o fim da contribuição sindical obrigatória, provavelmente , irreversíveis, devamos  adotar uma política de Sustentabilidade Sindical que vai requerer uma nova postura de todos nós.”  A criação de um novo modelo de contribuição voluntária como resposta à oferta de serviços privados oferecidos, surge como algo concreto e a assistência técnica e gerencial é uma das ações a serem desenvolvidas,  pois o SENAR tem uma metodologia própria que está dando certo em vários estados, inclusive aqui no Ceará. Palavras iniciais do discurso de posse do novo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC,  engo agrônomo Flávio Viriato de Saboya Neto, ocorrida dia 2 último,na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE.

A sessão foi comandada  pelo ex-presidente decano da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, que destacou a capacidade do produtor  rural de se reinventar para sobreviver. ” Esta nova situação de não contribuição sindical não é tão ruim como se pensa, ela vai permitir que nossos dirigentes  sindicais atuem de forma mais efetiva com  projetos sustentáveis como hoje ocorre em diversos segmentos da área privada e poderá até dar uma alavancada no setor”, disse Torres de Melo.

A nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, eleita para o quadriênio 2018-2021 é  composta pela diretoria plena (Presidente, 1º vice-presidente, vice-presidente de Administração e Finanças e Vice-presidentes Regionais), bem como o conselho fiscal e os suplentes.

O  presidente reeleito, engenheiro agrônomo  Flávio Viriato de Saboya Neto disse que  a nova diretoria tem como grande missão promover a sustentabilidade sindical. Neste sentido, já promoverá no inicio de fevereiro um seminário com essa temática com a participação de todos os vice-presidentes regionais e presidentes de sindicatos. Na  sua visão, essa realidade exigirá modernização da representação sindical no Ceará e no Brasil , exigindo, portanto, a necessidade de reinvenção. Saboya enfatizou ainda que a FAEC propôs ao governo do Estado  uma  parceria na implantação do programa de revitalização do algodão , que já está se desenvolvendo e que , em parceria com o SEBRAE-CE já presta assistência técnica e  gerencial a mais de 450 produtores, através do programa Sertão Empreendedor .

O engenheiro agrônomo , Rodrigo Pinheiro Diógenes, ex-presidente do Sindicato dos Produtores de Beberibe , eleito 1º Vice–presidente da FAEC , enxerga o momento ” como um grande desafio para manter a atual base sindical, devemos consolidar os projetos já implantados e atuar de forma a oferecer o melhor aos nossos produtores “. Fomos convidados pelo Dr. Flávio Saboya para integrar a nova diretoria da FAEC e uma de nossas metas é a  revitalização da cajucultura no nosso Estado, bem como a oferta de mais capacitação ao produtor rural, disse Rodrigo Diógenes.

O secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura -SEAPA, Euvaldo Bringel,  destacou a importância do Sistema FAEC/SENAR -CE e das futuras parcerias que poderão ser desenvolvidas em várias áreas com diversos órgãos ligados ao governo, destacando o  Programa AGRINHO que através do SENAR já capacitou mais de  2 milhões e 500 mil jovens de escolas públicas da zona rural.”  A FAEC tem capilaridade , tem projetos e  um presidente que representa muito bem a categoria, e nós da SEAPA seremos parceiros nos programas de fortalecimento da palma forrageira, da criação de tilápias e camarão, só para citar alguns”, disse Euvaldo  Bringel .

Participaram ainda da solenidade os presidentes dos Sindicatos de Produtores, o superintendente do Sebrae-Ce, Joaquim Cartaxo e os diretores Alci Porto e Airton Gonçalves, o superintendente do Ibama, Herbest Pessoa Lobo, o diretor da SEAPA, Hélio Bastos, Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva,  técnicos do Sistema FAEC/SENAR -CE , representantes de diversos órgãos e instituições.

Conheça as principais metas da nova diretoria da FAEC :

1 – Estabilidade financeira dos Sindicatos; realização de Seminários Regionais objetivando discutir e encontrar alternativas para a estabilidade financeira e operacional dos Sindicatos.
2 – Instalação da Sala do Produtor Rural nos Sindicatos. Essa providência irá permitir a perfeita e imediata integração sindical via notícias, entrevistas, informações e cursos com o SENAR Administração Central.
3 – Conforme antecipado em 2017, será estendido a todos os Sindicatos, além da identificação do curso e acompanhamento, seu lançamento no “Senar nas Nuvens”,
4 – Capacitação das Equipes Técnicas e Administrativas dos Sindicatos, contribuindo para sua sustentabilidade.
5 – Uma maior interação com os Sindicatos laborais e prefeituras municipais, mediante “Termos de Parceria”.
6 – Instalação de Escritórios de Atendimento de Suporte Sanitário em parceria com o Governo do Estado (ADAGRI) para sanidade animal , nos moldes do já instalado (Coreaú).
7 – Recadastramento do público dos Sindicatos Rurais, com convênios com a CNA para tal fim.
8 – Abertura de poços profundos para os produtores associados aos Sindicatos, via apoio creditício do Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Governo do Estado.
9 – Acolher a iniciativa do Sindicato Rural de Moraújo com o “Projeto Doutores do Sertão”, que visa a sucessão rural, por meio da fixação dos jovens filhos de produtores rurais que estão cursando no ensino da área das ciências agrárias.
10 – Preparar e submeter à apreciação dos Conselho de Representantes da FAEC e do Conselho Administrativo do SENAR-CE o Código de Ética do Sistema FAEC/SENAR-CE/SINRURAL, que, após aprovado, passará a ser de observância obrigatória por todo o Sistema.

DIRETORIA PLENA E CONSELHO FISCAL DA FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ – FAEC,
ELEITOS EM 13/11/2017 – MANDATO: 02/01/2018 A 31/12/2021

DIRETORIA PLENA- EFETIVOS

PRESIDENTE:
Flávio Viriato de Saboya Neto:

1º VICE-PRESIDENTE: Rodrigo Diógenes Pinheiro

VICE-PRESIDENTE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS: Carlos Bezerra Filho

CONSELHO FISCAL
Pedro Maia Rocha Junio
Elder Albuquerque Aguiar
Francisco Fausto Nobre Fernandes

VICE-PRESIDENTES REGIONAIS:

Cirilo Vidal Pessoa-Sertão Central

Eleneide Torres Brilhante de Oliveira-Maciço de Baturité

Emerson Pinto Moreira- Região Norte

Expedito Diógenes Filho- Médio Jaguaribe

Inácio de Carvalho Parente- Ibiapaba

João Ossian Dias-Litoral Oeste

Luiz Hildemar Colaço- Litoral Leste

Luiz Mendes de Sousa Andrade- Baixo Jaguaribe

Moacir Gomes de Sousa- Sertão dos Inhamuns

SERVIÇO :

SEDE DA FAEC :
Av. Eduardo Girão, 317 – Térreo – Jardim América – Fortaleza-CE- CEP: 60.410-442
Fone: (85) 3535-8000 – Fax: (85) 3535-8001
www.faec.org.br – E-mail: presi@faec.org.br