Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PLATAFORMA CEARÁ 2050 É DISCUTIDA NO AGROPACTO E SETOR PRODUTIVO APRESENTA SUGESTÔES

DSC_0309Dentro de no máximo seis meses o Grupo que está elaborando e coordenando o Plano Estratégico de Desenvolvimento de longo prazo do Estado do Ceará- Plataforma 2050, espera ter concluído a discussão  do projeto que foi apresentado hoje, dia 3, durante  a reunião do Pacto de Cooperação de Agropecuária Cearense-Agropacto, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado do Ceará-FAEC.  A apresentação foi feita pelo professor  Antonio Nunes de Miranda  e pelo ex-secretário da Fazenda do Estado, Francisco José Lima Matos. O último grande plano de desenvolvimento do estado  foi elaborado  no Governo Tasso Jereissati, já está ultrapassado e hoje as demandas e as necessidades são outras, precisa inclusive de novas lideranças para tocá-lo, disse Lima Matos.  As estruturas  têm que saltar para um novo futuro, pensar algo novo, completou.

Como pensarmos o futuro do Ceará juntos? Onde queremos estar em 2050? O que desejamos para o nosso estado? O que fazer para chegar ao futuro que queremos? Como garantir a continuidade da Plataforma até 2050? Que resultados conquistaremos com nossos esforços?Que transformações geraremos?  Essas foram algumas questões colocadas pelos palestrantes e debatidas pela  plenária que contou com a participação de representantes de várias  Instituições ligadas ao setor agropecuários produtores rurais. O Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya, o Presidente da ADAGRI, Jaime Bezerra Júnior e o  Diretor da Ematerce, Itamar Lemos, participaram da mesa dos  debates.

O produtor de frutas Carlos Prado, disse ser elogiável a iniciativa do governo, mas que o estado tem que assegurar vantagens competitivas para quem investe, e como se muda isso? Indagou. Através da irrigação da agricultura, sendo necessário a garantia da outorga da água. ” Não haverá novos investimentos na agricultura irrigada se não houver garantia hídrica”, disse Carlos Prado, da Itaueira Agropecuária.

DSC_0322A  água foi o tema mais abordado pelos participantes que sugeriram um novo modelo de Recursos Hídricos para o Estado. O consultor Francisco  Zuza de Oliveira, ex-presidente da ADECE, disse que a água é o insumo mais importante da humanidade e que hoje vem sendo praticado um modelo do tempo do império, sendo um tema transversal que envolve a indústria, a agricultura, as pessoas e que tem que ser valorizada e cobrada com medidor para quem quiser produzir.

Segundo Flávio Saboya, o Plano está entregue a uma equipe  de alto nível e apresentou três sugestões   para o setor produtivo. A primeira delas foi a implantação do Seguro-Seca, que ele vem defendendo desde  2011, e que foi reincluído  no Plano Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA. A segunda visa a criação de uma reserva estratégica para que o produtor possa produzir com sustentabilidade. E a terceira, está ligada à sucessão familiar no campo e que foi idealizada pelo Presidente do Sindicato dos Produtores  de Moraújo, Elder Aguiar,trata-se do Projeto “Doutores do Sertão” , que incentiva os alunos do IFCE e de Universidades Federais ligados à  agropecuária a voltarem às suas origens , dando uma contribuição à sua cidade ou  Região. Referido programa já está sendo analisado pelo Banco do Nordeste do Brasil.

O secretário da SEAPA, Euvaldo Bringel considerou louvável a iniciativa do governador Camilo Santana que está requerendo a participação da sociedade inclusive com pesquisas de opinião. Euvaldo sugeriu um novo plano de segurança hídrica para o Estado, que garanta a produção no campo, bem como um novo modelo de geração de energia no nordeste excluindo o favor água. Informou que a SEAPA está trabalhando a ampliação da pesca do atum, com um olhar voltado para que os filhos dos pescadores voltem para o mar, também está desenvolvendo um projeto piloto de retomada do algodão no Estado e de exploração do mogno, para suprir as necessidades do pólo moveleiro no estado. Estamos também incentivando a pratica de outras culturas, e já implantamos 60 áreas demonstrativas de palma forrageira, disse o Secretário.

 

Sobre o Plano

DSC_0317O Plano de Governo  2050  concebido pelo Grupo da Universidade Federal e pelo Grupo de acompanhamento é constituído por  representantes de órgãos do governo do Ceará é  baseado  quatro ações: diagnóstico, ambiência externa, visão de futuro e, portfólio de projetos. Na visão de futuro, por exemplo, estão previstas a realização de Seminário com Setores Estratégicos, Pesquisa de Opinião com a População, Visão de Futuro do Estado, Regionalização da Visão de Futuro,  Consolidação e Divulgação da Visão de Futuro.

 

Equipe da Universidade

Airton I. Montenegro, Jr

Antonio Nunes de Miranda

Expedito José de Sá Parente Jr

Francisco José Lima Matos

Equipe de Acompanhamento

Adriano Sarquis Bezerra de Menezes – IPECE
Cláudio André Gondim Nogueira- IPECE
Cláudio Ferreira Lima – GABGOV
Júlio Cavalcante Neto – SEPLAG
Raimundo Avilton Meneses Júnior – SEPLAG

 

 

Att. Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/SENAR-CE

Data: 3/04/2018

Maiores Informações : 9-92130613- Flavio  Saboya