Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PECNORDESTE ABRE INSCRIÇŌES PARA II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Estão abertas as inscrições para a II Mostra de Trabalhos Científicos que serão apresentados durante o XXIV SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA – PECNORDESTE, a ser realizado de 04 a 06 de junho deste ano, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, uma promoção do Sistema FAEC/SENAR, SINRURAL, CNA e SEBRAE/CE. O edital de submissão dos trabalhos está aberto desde o dia 20 de janeiro e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.pecnordeste.com.br, acessando o menu – trabalhos científicos, até o dia 22 de abril, em forma de resumo.

Entre os critérios definidos pela Comissão de Trabalhos Científicos do PECNORDESTE, cada trabalho poderá ter, no máximo, cinco autores (01 autor, 03 coautores e 01 orientador). Serão aceitos resumos nas categorias acadêmico e profissional e os trabalhos englobam oito (8) áreas de atuação com o tema Difusão Tecnológica. Já está definida que a apresentação dos trabalhos será feita nos dias 04 e 05 (quinta e sexta-feira) de junho, de acordo com um calendário a ser divulgado posteriormente.

Ano passado, a Comissão recebeu as inscrições de 103 trabalhos científicos, dos quais 83 foram aprovados e apresentados em forma de pôster durante o PECNORDESTE.  Segundo o Coordenador da Mostra, Emerson Pinto Moreira (Veterinário, Professor da Universidade Vale do Acaraú e Presidente do SINRURAL de Coreaú), o maior número de trabalhos apresentados, por ordem, foi no segmento de Caprinocultura (19), seguido da Suinocultura (16), Aquicultura e Pesca (13), Alimentação Animal (10), Apicultura (7), Equinocultura (6) e Avicultura (2). 

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

A partir da recepção dos trabalhos, a Coordenação dos Trabalhos Científicos do PECNORDESTE 2020 recomendou a aceitação do trabalho na sua forma apresentada, de acordo com o edital, com pequena revisão ou, ainda, sua recusa.

Os trabalhos são analisados considerando, além da coerência e coesão textual, os aspectos descritos a seguir, para cada uma das modalidades de trabalho:

  1. Clareza na apresentação da área temática na qual o artigo se insere;
  2. Clareza e objetividade na formulação da questão de pesquisa e dos objetivos;
  3. Adequação da metodologia para a questão da pesquisa, descrevendo claramente os procedimentos;
  4. Coerência entre questão de pesquisa, análise de dados e resultados apresentados;
  5. Inovação e relevância nos resultados apresentados;
  6. Atualidade e originalidade do trabalho;
  7. Formatação do texto de acordo com as normas gerais e específicas.

​No ato da submissão dos trabalhos, através do formulário específico disposto no endereço eletrônico www.pecnordeste.com.br, menu trabalhos científicos, a Comissão faz a triagem dos resumos e encaminha, por e-mail, para os respectivos avaliadores, de acordo com as áreas temáticas.

Maiores Informações: (85) 3535-8009