Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PALESTRA SOBRE O CÂNCER DE MAMA MARCA OUTUBRO ROSA NO SISTEMA FAEC/SENAR-CE

DSC_3067Hoje ,25, foi o dia ” D ” de informação sobre prevenção do câncer de mama no Sistema FAEC /SENAR-CE,  com a  realização de uma palestra da médica mastologista da Maternidade  Escola Assis Chateubrian, da Universidade Federal do Ceará,  Cristiane Coutinho sobre  as causas e sintomas da doença e a importância  do  diagnóstico precoce. Segundo ela, o câncer de mama este ano deverá atingir a cerca de 59 mil mulheres em todo o país, das quais quase duas mil somente no Estado do Ceará. Para  a mastologista este é um mês de orientação e conscientização, em que as mulheres  procuram muito mais o serviço. Essa é uma campanha mundial, iniciada  em  1990 nos Estados Unidos, com uma caminhada ,onde foram  distribuídos lacinhos cor de rosa, incentivando  o exame físico e  o diagnóstico precoce  que continua sendo o maior desafio, disse Cristiane.
Conforme disse o câncer de mama é mais frequente nas mulheres, de cada  cem casos da doença  25 é câncer de mama , no Brasil o  câncer do colo de útero vem diminuindo e o de mama  aumentou. Entre os fatores protetores ela recomendou: atividade física regular, hábitos alimentares saudáveis, amamentação, primeiro filho antes dos 20 anos, ooforectomia antes dos 35 anos.  E finalizou: Câncer de mama tem cura e o diagnóstico precoce continua sendo o maior desafio.
A palestra da Dra. Cristiane usando inclusive apresentação em slides foi muito esclarecedora para todas as mulheres  onde muitas tiraram suas dívidas  e contou com a  participação de vários  homens que, com certeza,  levarão a mensagem para suas  famílias , disse a gestora do Núcleo de  Recursos Humanos do SENAR, Luciana Lacerda., que esteve à frente do Movimento Outubro Rosa dentro do Sistema. Desde o início do mês foram distribuídos laços entre as servidoras.
A abertura da palestra contou com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Superintendente do Senar-CE,  Sergio Olivera e  no final, a Diretora Técnica do SENAR, Kelly Cláudio  Gonçalves entregou a médica um caderno do SENAR e agradeceu em nome de todos  pela participação.