Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Morrinhos recebe Presidente da FAEC, produtores e representantes do MP para discutir trabalho no extrativismo da carnaúba

O Presidente da FAEC, Flávio Saboya quer transformar o município de Morrinhos, na zona norte do Estado, num modelo de boas práticas de gestão no extrativismo da carnaúba. Nesse sentido, ele  juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, Ossian Dias, com representante do Ministério Público do Trabalho, extrativistas de cera de carnaúba da Região,  participaram no dia primeiro de agosto,  de uma reunião  onde foram discutidas algumas propostas de solução para desta problemática. Também foi discutida a regularização  dos trabalhadores que  fazem o corte da palha.

A FAEC tem todo interesse em dar uma solução para esta problemática e quer transformar as boas práticas que serão  executadas em Morrinhos, como um exemplo para todos os outros municípios, disse Flávio Saboya. A consultora da FAEC, Jucileide Nogueira que também esteve presente na reunião, disse que não há impedimento de regularizar as relações trabalhistas entre empregador e empregado setor sem ferir a legislação que protege o segurado especial garantido-lhe o direito de se aposentar aos 60 anos, o homem e 55 anos, a mulher, de acordo com a Lei 11.718 de 2008, da Previdência Social.