Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Limoeiro do Norte promove IV INOVO

LIMOEIRO DO NORTE PROMOVE ENCONTRO  DE  PRODUTORES DE AVES E OVOS CAIPIRAS   

 A comunidade de Cabeça da Vaca, em Limoeiro do Norte, realiza no dia 7 de junho próximo,  o IV  INOVO- Encontro de Produtores , Comerciantes e  Consumidores, dos Produtos da Avicultura Caipira do Vale do Jaguaribe. O evento contará com participação  de produtores de diversos municípios e  parceiros do evento que vem crescendo a cada ano..

O inicio das atividades será às  9 hs, com  música ao vivo, exposição, vendas de ovos e aves caipiras abatidas, exposição e venda de mudas frutíferas, e do artesanato,  visita aos  aviários, doação de mudas e essenciais florestais, realização de palestras e oficinas  sobre  manejo sanitário, sistema de produção, delicias com ovo,  demonstração da palma forrageiras, e leucema na alimentação da galinha caipira,  com a participação do Sistema FAEC/SENAR,  Prefeituras, associações de  produtores rurais, agricultores familiares   inclusive da turma de agronomia  do IFCE de Limoeiro.

 Segundo o presidente do Sindicato Rural de Limoeiro do Norte, Luis Mendes de Sousa, essa Feira começou  em 2015, a partir dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR, com recursos do PRONATEC,  quando foram capacitados  200 produtores , em quatro turmas , em Limoeiro Norte, Russas e Tabuleiro do Norte.   A gestora do PRONATEC/SENAR na época,  Carolina Machado, lembra do primeiro INOVO, quando foi feito um concurso da melhor embalagem de ovo e da melhor receita de galinha caipira.

  È  dos  ” cases de sucesso”  do SENAR na Região do Vale do Jaguaribe , disse Carolina Machado, lembrando que  outro importante  ação  resultou na implantação de uma  turma de 20 produtores na atividade de avicultura ,  que serão assistidos a partir de junho, do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, em Limoeiro do Norte,  indicados  pelo  Sindicato Rural . Para o Superintendente do SENAR/CE, Sérgio Oliveira, a partir dessa ação de assistência técnica a Região poderá se transformar em um celeiro de produção de aves e ovos caipiras. Ele já confirmou a participação no evento.

 “Aqui em Limoeiro do Nortes são 20 produtores  aproximadamente já atuando na criação de galinha caipira, disse o  presidente do Sinrural, Luis Mendes. Somente o  Sitio Nova Esperança  tem hoje  500 aves de postura em produção e 200 ovos para iniciar a postura, e ainda 200 aves de corte. Na região de Bixopá , também em Limoeiro do Norte, temos um aviário da produtora ” Santa”, onde outros  produtores formam um grupo informal nesta atividade de avicultura, com cerca de 1.500 aves de postura e 400  aves de corte , disse Luis Mendes. Conforme informa, a produção atual entre os municípios de Limoeiro e Russas é de aproximadamente 4 mil ovos /dia.

 No Ceará, a criação de galinha caipira passou de fundo de quintal a ser um negócio lucrativo, contando  com muitas comunidades produzindo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/ CE, através de seus instrutores,  oferecendo vários cursos de capacitação , sendo um dos cursos mais demandados atualmente pelos produtores e também para financiamentos junto aos agentes financeiros.