Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Jijoca realiza I Exposição Gastronômica da Cajucultura para promover resgate da atividade

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no dia 20 de novembro, realizou a I Exposição Gastronômica da Cajucultura. Com o objetivo de fortalecer e desenvolver a cajucultura no município, a vice-prefeita Natalícia Brito, destaca que “a cajucultura é uma das cadeias produtivas com a capacidade de gerar boa renda para os produtores rurais locais.” 

O presidente da FAEC, Rodrigo Diógenes, ressalta que a Exposição chega como um grande estímulo ao aumento da cadeia produtiva na região, resgate de uma das culturas mais tradicionais do Ceará que pode voltar a crescer no Município e melhorar a rendas de diversos produtores de caju.

O Senar capacitou cerca de 50 produtores por meio da realização de duas oficinas. A primeira, Delícias gastronômicas do caju com a instrutora Iruama Guerra e, a segunda, sobre Manejo de alta produtividade para a Cajucultura, com o instrutor Paulo Janes, produtor rural e que presta serviço de mobilização para o Sinrural de Marco. 

Receita de Bolo de Caju

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo com fermento
3 xícaras de açúcar fino
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de coco ralado (se quiser)
1 copo de suco de caju (concentrado)

Modo de fazer

  1. Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo
  2. Juntar aos poucos, em um tigela os ingredientes já batidos com a farinha de trigo, até formar uma mistura consistente
  3. Assar em forma untada e polvilhada