Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

GASTRONOMIA REGIONAL ARTESANATO E TURISMO RURAL SERÃO ATRAÇÃO NO PECNORDESTE

O melhor da gastronomia regional a preços acessíveis e bastante convidativos, elaborados por diversos Cheffs  da Associação dos Chefs de Cozinha -ACC, será  apresentado  durante os próximos dias 5,6 e 7 de  julho, no Centro de Eventos do Ceará, durante a realização do XXII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE. E o cardápio será assinado pelo Chef Luciano Ferreira, presidente da ACC.  No menu, pratos típicos da culinária nordestina, à base de de carneiro, aves, suínos, bovinos e crustáceos, incluindo camarão.

Confira o cardápio:

  • Polpeta suína ao BBQ servida com chutney de manga
  • Gnocchi com ragu de rabada ao creme de abóbora e mini rucula
  • Mine e clairs recheada com tilápia ao pesto de coentro e chips de batata doce
  • Panqueca de camarão ao molho branco
  • Moqueca de camarão
  • Espaguete de camarão
  • Buchada tradicional
  • Cozido de carneiro

 

LOCAL: ESPAÇO DA  FEIRA DE PRODUTOS E  SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS  DO PECNORDESTE -Centro de Eventos do Ceará

DIAS  5, 6 e 7  de 12 às 22 h

 

OFICINAS DE GASTRONOMIA

Ainda falando em gastronomia, no Espaço do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/CE, serão ministradas  diversas oficinas utilizando também produtos característicos do nosso sertão  como  : Delícias de Caju, Culinária da Macaxeira, Delícias do Mel ,Culinária da Palma Forrageira na alimentação humana, Pães e biscoitos artesanais. Os cursos são gratuitos e para participar,  basta acessar o site do evento ou inscrever-se no local pecnordeste@faecOrg.br

As oficinas serão coordenadas pela diretora Técnica do Senar/CE, Ana Kelly Cláudio Gonçalves e ministradas pela instrutora Yurama Maria  Gondim Albuquerque

 

SEMINÁRIO DE TURISMO RURAL

O turismo é na atualidade a atividade que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto econômico mundial, não encontrando concorrência à altura para o impacto positivo que provoca na economia global. Inserido nesse contexto o Turismo Rural é uma alternativa de desenvolvimento econômico e sustentável, pois além das divisas geradas, atua com a valorização territorial, a preservação das raízes rurais, a autenticidade do produto, a harmonia e sustentabilidade ambiental e a identidade e o envolvimento da comunidade local. É o segmento que realmente interioriza o turismo, pois ele acontece nas cidades que não são as capitais estaduais. No caso do Ceará, existe uma associação que representa os empresários, que é a ACETER, cujo trabalho está focado no desenvolvimento do setor, disse a coordenadora do turismo no PECNORDESTE, Evelyne Tabosa dos Santos.

Porém o que se observa que o Turismo Rural no Ceará ainda é uma atividade insipiente, pois como o principal foco do marketing feito no Estado é para o turismo Sol e Praia, o segmento rural ainda está despontando no cenário econômico. Nesse caso , Evelyne destaca  que a atividade é forte mais no interior do estado destacando-se o ecoturismo e turismo de aventura, como vemos na região do Cariri, Quixadá, Tianguá e Maciço de Baturité.

O SEBRAE/CE junto com os empresários e parceiros vem desenvolvendo o fortalecimento do setor com o incentivo para criação de roteiros turísticos dos quais citamos nos segmentos:  a Rota Verde do Café na região de Baturité, O Roteiro Mirantes da Ibiapaba, O Roteiro do Geopark Araripe.

Nesse contexto estão envolvidos no roteiro empresas de vários elos da cadeia produtiva do turismo (meios de hospedagem, meios de alimentação, transportes, guias de turismo) além da intersetorialidade com agronegócios, comércio varejista e artesanato.

Acreditamos que com a conscientização das pessoas em querer momentos de qualidade de vida e descanso, o setor de turismo rural é um grande potencial para proporcionar novas experiências para esse público além da proximidade com a natureza e práticas que remetam as origens, como passeios à cavalo, pesca, trilhas ecológicas e contato com os bichos, disse Evelyne.

Coordenadora: Evelyne Tabosa dos Santos- Articuladora de Turismo do. Sebrae/CE

PROGRAMAÇÃO  – Dia 05 de julho

14h às 15h10min – Palestra: Criação e fortalecimento de roteiros turísticos rurais – Casos de sucesso na Ibiapaba

15h20min às 16h30min – Palestra: Produção associada ao Turismo Rural

16h40min às 18h – Palestra: O momento atual do Turismo Rural no Ceará

 

ARTESANATO MOSTRA  NA PRÁTICA COMO APROVEITAR PRODUTOS DO CAMPO  EM 5 OFICINAS

O artesanato representa uma atividade de grande importância, tanto econômica quanto turística. A produção de objetos artesanais, feitos especialmente com matéria-prima disponível e gratuita, vindos do mar,do campo  é uma atividade fácil, segura e rendosa, capaz de preencher o tempo vago e ocupar mão-de-obra ociosa, com reflexos imediatos na elevação do padrão de vida e valorização do homem-produtor. Dessa forma, a inserção dos artesãos locais na atividade turística, pode valorizar os bens mais significativos do lugar, seu povo, suas crenças, seus saberes e suas manifestações culturais, uma vez que, o trabalho artesanal, que hoje é valorizado por vários setores sociais, é tão antigo quanto à existência humana.

Durante o PECNORDESTE serão ofertadas gratuitamente cinco oficinas, com a seguinte programação:

-Dia 05 de julho (quinta-feira) – de 14 às 17h30min – Oficina: A utilização do couro no artesanato

-Dia 06 de julho (sexta-feira) –  08h30min às 12h e 13h30min às 15h – Oficina: Trançado em Palha para a confecção de Bijouterias

-Dia 7 (sábado) – De 08h30min  às 11h – Oficina: Arte em Areia Colorida

14h às 17h – Oficina: Arte em Areia Colorida

Coordenadora: Lucia Gondim- CEART.