Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Finalistas do CNA Jovem do CE participam do Encontro Nacional

O primeiro encontro do ano do CNA Jovem Nacional, que  realizou-se dia 22 de março ultimo, teve como foco apresentar e debater o processo legislativo com os seus participantes. O programa, promovido pelo Sistema CNA/Senar, está na sua 3ª edição e busca desenvolver lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.  Os três finalistas do Programa no Ceará, participaram d este primeiro encontro:  classificado em  1o lugar,   Felipe Alves da Costa – graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Município de Quixeramobim, apresentou o Tema: Gestor Jovem: o Jovem como protagonista da gestão rural com o apoio da tecnologia no campo; 2° lugar: Renato Mesquita Peixoto – Mestrando em Zootecnia e Doutorando em Ciências Veterinárias pela UVA, do Município de Miraíma, Tema:  Aplicar os preceitos da agricultura 4.0 aos ovinocaprinocultura da Região Norte do Ceará e no 3° lugar: Rodrigo Dias  Silva, formando em Agronomia e Mestrando em Zootecnia de Massapê, com o Tema: criação de um manual interdisciplinar para educação no campo.

A programação começou com uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo e uma visita ao Congresso Nacional. Durante a atividade, os jovens aprenderam sobre as funções da Câmara dos Deputados, princípios da instituição e como ocorre a tramitação constitucional, entre outros pontos. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) acompanhou os trabalhos.

Nesse primeiro encontro, além de conhecer a estrutura física do Legislativo, eles vão exercitar como que é aprovado um Projeto de Lei e aprender todo o trâmite existente até a votação. Queremos que eles vivenciem esse processo na prática”, afirmou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andréa Barbosa.

À noite aconteceu a solenidade de abertura, onde os 61 jovens de 21 estados participantes dessa etapa foram apresentados. O grupo assistiu à palestra “No topo do mundo – Conquistando o seu Everest”, com o alpinista Cristiano Müller. Ele foi o 16º brasileiro a escalar o Monte Everest, no Nepal, com 8.848 metros. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, esteve presente no evento.