Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC LAMENTA PERDA DE RECURSOS DO SENAR E PEDE APOIO DA BANCADA FEDERAL E ESTADUAL

O presidente da Federação da Agricultura  e  Pecuária do Estado do Ceará- FAEC e do  Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-  Flávio Saboya, lamentou o corte de recursos anunciado pelo governo federal, através da Medida Provisória 932,  que  reduziu pelos próximos três meses as alíquotas de contribuição  para as entidades que formam o Sistema S , que podem chegar até 70% no decorrer do ano, além de desarticular uma série de atividades que já estavam sendo oferecidas. Alim disso, nós estamos executando em parceria com o Ministério da Agricultura  um grande Programa de  Desenvolvimento do Nordeste, o  AgroNordeste, que jã está  em adiantada  fase de execução, devendo beneficiar 4.320 produtores rurais somente  no Estado  do Ceará, onde 65 turmas já estão formatadas e 20 em execução ..

Nesta sexta- feira, 3, Flávio  Saboya solicitou  formalmente o apoio da bancada federal e estadual no Ceará na manutenção dos recursos do SENAR.

Segundo ele , a agropecuária é considerada um  serviço essencial devendo ser tratada como tal. Nós estamos fazendo  nossa parte e a prova disso , é que o  Agro vem sustentando o PIB desse país e um dos motivos é o aumento do  conhecimento  do produtor, que vem sendo levado pelo SENAR aos mais distantes lugares deste país e deste estado, disse Flávio Saboya.

Por causa dessa pandemia do Covid19, muitos.produtores tiveram perda na produção , as áreas mais atingidas são as de frutas , flores e leite, disse Saboya que até solicitou ao governo a inclusão dos produtores  do semiárido nordestino, que vivem em regime de economia familiar  ou seja, que não tem.vínculo empregatício , na ajuda emergencial de R$600,00.

O SENAR vem atuando  há 27 anos no Ceará,  atendendo ao pequeno e médio produtor rural cearense, oferecendo gratuitamente cursos de formação  profissional e  promoção social,  assistência técnica e gerencial, ações de educação e até  ações de promoção  de saúde do homem e da mulher do campo. O Agrinho é outro importante programa de educação da criança e do jovem do campo, que está atuando em 47 municípios cearenses, sem nenhum custo para estas cidades.

O Superintendente do SENAR- CE , Sérgio Oliveira da  Silva, também manifestou-se sobre essa redução dos  recursos como muito  prejudiciais às atividades,   justamente em um momento em que a instituição está ampliando sua área de atuação através do programa de assistência técnica e gerencial – ATeG, com o Programa AgroNordeste , que deverá atender a 4.320 produtores em 3 regiões do Estado. Nestes 27 anos de atuação no Estado o SENAR mudou a vida no campo e a vida de milhares de produtores, enfatiza Sérgio.

Vamos aguardar a orientação do SENAR nacional para  em conjunto  com o Conselho de Administração,  tomarmos algumas decisões sobre qual tipo de ação vamos manter aqui no Ceará , disse Sérgio