Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC COMEMORA 55 ANOS E 25 ANOS DO AGROPACTO COM LANÇAMENTO DE LIVRO

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Ceará- FAEC comemora no dia 16 de dezembro próximo, 55 anos de sua fundação, ocasião em que realizará uma solenidade de homenagem aos ex-presidentes, especialmente a José Ramos Torres de Melo Filho, que dirigiu a Federação por 21 anos, de 1989 a 2010 e tem uma longa folha de serviços prestados à Instituição.

A data marca também o lançamento de um livro sobre os 25 anos do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, criado pela Federação em 1995, organizado com a consultoria do  ex-presidente Torres de Melo, do engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa CNPAT, João Pratagil Pereira de Araújo, primeiro secretário executivo do Agropacto e do ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Pedro Sisnando Leite, grande colaborador do Agropacto nos dois governos Tasso Jereissati e do atual presidente Flávio Viriato de Saboya. As pesquisas, entrevistas e a coordenação ficou a cargo da jornalista Silvana Frota, assessora de imprensa desde 2000.

Vinte e cinco personalidades, entre autoridades, incluindo o governador Camilo Santana, dirigentes de instituições do setor público e privado ,  enviaram seus Depoimentos destacando o papel do Agropacto e sua importância na mobilização das instituições que compõem o sistema agropecuário para discutir ações de melhorias para o setor. A solenidade  com autógrafo de alguns exemplares será realizada de forma presencial, mais restrita a alguns convidados especiais,  devido à pandemia do coronavírus e será transmitida pelo facebook do Sistema FAEC/ SENAR.

Fundada em 1965 como Federação das Associações Rurais, a FAEC teve anteriormente uma junta governativa composta por dois membros, Lair Antonino da Silva (Presidente) e José Walter de Araújo (Tesoureiro), conforme consta na sua  Ata de Criação. Já em 1965, obteve o registro de sua Carta Sindical, pelo Ministério do Trabalho e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA. Nesse  período teve cinco presidentes, dos quais dois ainda vivos José Ramos Torres de Melo Filho, o quarto dirigente no período de 1989 a 2010 e Flávio Viriato de Saboya (2011-2021), o quinto e atual  dirigente.

O primeiro presidente foi José Walter Araújo (1968-1974), segundo: José Wagner Pereira (1974 a 1980) e o terceiro, Elias  Leite Fernandes (1980-1989).

A FAEC iniciou suas atividades com oito  Sindicatos Rurais, Itapajé, Maranguape, Nova Russas, Quixadá, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Sobral e Solonópole. Hoje, conta com 50 Sindicatos ativos, e 11 vice-presidentes regionais nas regiões do Maçico de Baturité, Litoral Leste, Litoral Oeste, Região Norte, da Ibiapaba, Centro-Sul, Médio Jaguaribe, Sertão Central, Baixo Jaguaribe, Sertão dos Inhamuns e Cariri.

 

Flavio Saboya atual coordenador do Agropacto e Torres de Melo, criador e ex – coordenador do Agropacto.

SERVIÇO:

Dia 16  de dezembro- Solenidade Aniversário de Fundação da FAEC

Hora: 8h30min

Local: Sede do Sistema FAEC/ SENAR

Entrevistas:

Presidente Flávio Saboya: 9-92130613

José Ramos Torres de Melo Filho: 9- 9198-9778

Silvana Frota: 99819640