Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Encontro dos Coordenadores Municipais discute programação do AGRINHO 2019 que vai trabalhar o Cooperativismo na Zona Rural

 

O  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE, realiza, amanhã, dia 2 de abril, de 8 às 17 horas, no no Auditório Pitaguary do  Hotel Amuarama, em Fortaleza,  o I Encontro dos Coordenadores Municipais  do Programa Agrinho, com o novo tema “Agrinho junto ao Cooperativismo”, que será desenvolvido  este ano, em  45 municípios cearenses,  numa  parceria  com o  Sistema SESCOOP/OCB-CE, podendo chegar a 50 municípios.

Em 2019, o Agrinho comemora 17 anos e vai trabalhar o Cooperativismo, instrumento referencial de garantia da democracia, com lições que vão da história da cooperação aos valores e princípios do cooperativismo, dos ramos à Constituição de um empreendimento cooperativo, dos Diretos aos Deveres dos Cooperados, disse oa Superintendente do SENAR-CE , Kelly Cláudio Gonçalves. Ano passado, o tema trabalhado foi Cidadania, mas durante estes 17 anos, já foram trabalhados diversos temas, inclusive alguns repetidamente, diante da abrangência. Foram eles:  Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, Viver Bem no Semiárido, Cidadania. O Agrinho é um  programa direcionado aos estudantes do ensino fundamental das escolas  públicas da zona rural e trabalha de forma transversal, visando formar produtores rurais mais conscientes.

Na ocasião, serão distribuídas as cartilhas dos alunos do 2o ao 5o ano, e do 6o ao 9o ano, e o Manual do Professor-Guia de Atividades. A cartilha de 2º ao 5º ano, é apresentada  em forma de história em quadrinhos. Esse ano, o SENAR-CE está com uma parceria importante com o Sistema SESCOOP/OCB-CE , que ajudou na concepção das  duas cartilhas  e  na impressão das mesmas, disse a Diretora Técnica do SENAR. Segundo dados da OCB-CE, existem hoje 103 cooperativas filiadas ao Sistema no Ceará, no ramo do agronegócio, as cooperativas de produção de mel e de leite e seus  derivados  leite, são  em maior número.

A  abertura do evento, contará com as participação do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR AR/CE, Flávio Viriato de Saboya Neto, do  Superintendente  da Diretora Técnica   do SENAR/AR-CE, e da Coordenadora do Agrinho  do SENAR/CE, respectivamente, Sérgio Oliveira da Silva, Kelly Cláudio e Germana Moreira,  do Presidente do  Sistema SESCOOP/OCB-CE, João Nicédio Alves Nogueira.

 O encontro contará  ainda com a participação de duas facilitadoras  Maria José Barbosa e  Ilana Maria de Oliveira Maciel.  Logo na abertura haverá dinâmica de acolhida e a conceituação sobre Cooperação e Cooperativismo, seguindo-se orientações pedagógicas sobre o Relatório da Experiência Pedagógica, que será realizada  no decorrer do ano   pelos professores. Na parte da tarde, será distribuído o material pedagógico , as cartilhas dos alunos e o  Guia de Atividades dos Professores.

A técnica do  Sistema SESCOOP/OCB/CE , Marilúcia Sousa, Técnica  em Promoção Social  está acompanhando todo o trabalho juntamente com a Coordenadora do Agrinho, Germana Moreira.

 

  SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO

Para o   Presidente do Conselho de Administração  do SENAR/CE, Flavio Saboya  este ano,o Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL   traz uma proposta inovadora para trabalhar com crianças, adolescentes e jovens , produzindo a coleção Agrinho – “Cooperativismo”, composta pelas cartilhas do 2o ao 5o ano, do 6o ao 9o ano e do Guia de Atividades  com a ideia de trabalhar o tema nas escolas, com os alunos do ensino fundamental, visando formar  futuros produtores  rurais mais conscientes das características físicas do espaço em que vivem e do associativismo, em parceria com o SESCOOP-OCB-CE..

Já o  Presidente da OCB-CE, João Nicédio Nogueira, destaca a importância de  levamos de mãos dadas com o Sistema FAEC/SENAR/CE,   ao conhecimento dessa meninada do campo o fantástico universo da cooperação, pela construção  de um mundo mais justo e equânime.  É o sistema Cooperativista corroborando  os ideais  do programa AGRINHO- bem sucedida ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE, disseminando nessas escolas, pela via da cooperação, o real, significado da família, do respeito aos mais velhos, dos direitos e deveres, da preservação do meio ambiente, do empreendedorismo, entre outros.

Municípios AGRINHO 2019

Acarape, Aracati, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Capistrano, Cascavel, Caridade, Chorozinho, Irapuan Pinheiro, Fortim, Guaiúba, Ibicuitinga, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Ipu, Itaiçaba, Itapiúna, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Marco, Mauriti, Morada Nova, Morrinhos, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Piquet Carneiro, Quixelô, Quixeré, Redenção, Russas, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Ubajara, Umirim e Viçosa do Ceará.

Sobre o Agrinho

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do SENAR que, há 17 anos leva às escolas públicas rurais  cearenses dos municípios participantes, uma proposta pedagógica  diferenciada, na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa voltada para temas de interesse da atividade agropecuária. Os alunos recebem cartilhas com  o tema do ano e os professores um Guia de Atividades. Com a finalidade de incentivar a maior participação dos alunos e professores, o SENAR  realiza também  um concurso de redação e desenho, entre os alunos, experiência pedagógica, entre os professores,  e Município Agrinho, entre os municípios.