Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

EMPREENDEDORISMO NO CAMPO, EDUCAÇÃO E SAÚDE – MARCAS REGISTRADAS DO SENAR-AR/CE.

Dentre as muitas ações realizadas pelo SENAR-AR/CE, já ressaltadas pelo nosso Presidente do Conselho Administrativo e pelo nosso Superintendente, fazemos questão de assinalar a importância dos cursos de Promoção Social – PS, que transformaram os nossos treinandos em pequenos e médios empreendedores rurais.  Foi muito gratificante para todos nós ouvir depoimentos dos próprios treinandos de que
os referidos cursos transformaram suas vidas para melhor, e que, em alguns casos, são hoje o sustento de suas famílias. Muitos têm seu negócio regulamentado, gerando emprego e renda e até encorajando na abertura de novos negócios.
Entre os cursos ofertados nessa área, citamos os de: Pães Artesanais, Produção Artesanal de Frutas – Doces Caseiros, Derivados do Leite, Aproveitamento da Macaxeira e da Palma Forrageia, como os mais requisitados, e o melhor de tudo, são gratuitos, beneficiando mais de 22 mil pessoas.  vale lembrar também a atuação do Programa Agrinho, um Projeto educativo e de responsabilidade social do SENAR, voltado para os alunos do 2° ao ao 9° ano do ensino fundamental.
Este ano, o Agrinho chega a sua maioridade no Ceará e, ao completar 18 anos de atividades, sentimos que os resultados são significativos, pois, além de alcançar mais de 3 milhões de alunos da zona rural, foi possível também transformar a vida dos atores envolvidos, provocando mudanças de atitudes, na forma de agir, de atuar, diante do nível dos trabalhos apresentados e dos questionamentos colocados.
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/CE também na linha da educação, destacamos a Aprendizagem Rural, na qual o SENAR-AR/CE, juntamente com a Empresa Agrícola Famosa, formou 02 turmas de Aprendizagem Rural na Fruticultura, beneficiando 40 jovens do município de Icapuí.
Trata-se de um curso de qualificação que tem por objetivo contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento no agronegócio, criando oportunidades de emprego aos jovens trabalhadores que constituem a base sobre a qual se constroem o presente e o futuro das empresas e da nação. Baseado nessa perspectiva, o SENAR-AR/CE acredita nesta estratégia educacional como uma grande oportunidade para os jovens no meio rural.
Destacamos, ainda, que em 27 anos de atuação, essas foram as primeiras turmas executadas pela Regional do Ceará, um fato inédito e de grande proporção social e educacional. Além de todas as atividades citadas na área da educação, temos também o curso semipresencial de nível Técnico em Agronegócio, que objetiva formar profissionais
habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Outra atividade que merece destaque são os programas voltados para a área da saúde,
recebendo uma atenção especial pelo SENAR-AR/CE, levando, por meio dos Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher, cuidados com a saúde e a autoestima para o homem e a mulher do campo.
Para nós, que estamos na linha de frente da Diretoria Técnica do SENAR, é gratificante e motivo de orgulho poder contribuir com fortalecimento desta importante Instituição, que, há 27 anos, trabalha incansavelmente pelo engrandecimento e qualidade de vida do homem e da mulher do campo.