Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

DIRIGENTES SINDICAIS PROPÕEM CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA AGROPECUÁRIA CEARENSE

A criação de uma Frente Parlamentar Mista  em Defesa da Agropecuária Cearense foi lançada no último dia 5/08 , por um grupo de presidentes de Sindicatos Rurais, durante uma vídeo-conferência promovida com a participação do Deputado Federal Moses Rodrigues, Deputado Estadual Daniel Oliveira, e de um Assessor Parlamentar, representando o Deputado Estadual Nezinho Farias, dos Presidentes de Sindicatos Rurais de Cascavel, Paulo  Helder Braga, de Moraújo, Elder Aguiar, de Sobral, Reginaldo da Rocha,  Franzé Souza, de Horizonte de Mombaça, Danúbio de Alencar e do presidente da FAEC, Flávio Saboya . Na ocasião, prestou-se uma homenagem à memória do Dr. Josiel Barreto da Silva,  ex-presidente do Sindicato Rural de Senador Pompeu, que atuou durante 35 anos no movimento Sindical.

A Frente Parlamentar tem como objetivo estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento da setor agropecuário cearense e apoiar o fortalecimento do Sistema Sindical FAEC/SENAR/SINDICATOS RURAIS no Estado do Ceará. Entre as ações  estão a  de organizar a agenda legislativa da agropecuária cearense; manter um canal de informações atualizados com as entidades das cadeias produtivas do Setor agropecuário, federações e os parlamentares sobre o andamento dos temas de interesse, discutidos nas Comissões e no Plenário da Assembleia Legislativa;, consolidar o posicionamento das cadeias produtivas do Setor Agropecuário cearense, quanto aos assuntos em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará;  estabelecer uma sintonia com os municípios cearenses para consolidação de legislações que venham a fortalecer e desenvolver o Setor Agropecuário cearense, observando as peculiaridades de cada Município; apoiar propostas que venham a contribuir com a conectividade no âmbito rural, estimulando a formação de rede entre parceiros interessados no desenvolvimento do setor agropecuário cearense. Levando em consideração a: sucessão no campo, difusão de conhecimento acadêmico no meio rural, empreendedorismo, assistência técnica e gerencial às propriedades rurais e controle de egressos das Instituições de Ensinos Superiores – IES e finalmente, promover o intercâmbio com a Frente Parlamentar da Agropecuária Federal para trabalhar assuntos de interesses comuns e viabilizar recursos orçamentários para o fortalecimento e desenvolvimento do Setor Agropecuário cearense

Sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Agropecuária, o presidente da FAEC, Flávio Saboya, considera de suma importância e lembra que durante os últimos cinco anos consecutivos de seca , propôs à  deputada Fernanda Pessoa,  na qualidade de empresária no ramo avícola no município de Ubajara,   a criação de uma Frente Parlamentar , que infelizmente não prosperou e , que, essa nova  iniciativa dos  presidente de sindicatos terá  o incondicional apoio da Federação da Agricultura.

 Unidade Sindical

Outro tema apresentado na videoconferência foi a criação da UNIDADE SINDICAL DO ESTADO DO CEARÁ Dr. Josiel Barreto da Silva, sendo uma iniciativa de um grupo de Presidentes de Sindicatos Rurais do Ceará  que desejam realizar uma homenagem à saudosa memória do Ex-Presidente do Sindicato Rural de Senador Pompeu, que serviu durante 35 anos ao movimento Sindical  como, promover a unidade do Sistema Sindical CNA/FAEC/SENAR/SINDICATOS RURAIS, por meio de videoconferências e outros meios disponíveis, no intuito de identificar os problemas que afetam o seu desenvolvimento e adotar as soluções viáveis.

Segundo o presidente o Sinrural de Moraújo, Elder Aguiar, foi uma videoconferência produtiva e de muito êxito. Os Deputados assumiram o compromisso de juntos se empenharem para viabilizar a criação da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária do Estado do Ceará. Foi plantada uma boa semente que esperamos nascer os frutos da dignidade de nossos produtores rurais. O evento teve caráter propositivo, além de promover a integração do referido Sistema Sindical, visa sensibilizar os parlamentares estaduais para criação da Frente Parlamentar da Agropecuária do Estado do Ceará, com o objetivo de  estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento da Setor Agropecuário Cearense. O Presidente do Sindicato Rural de Mombaça, Danúbio Alencar , fez a leitura de um texto, em nome de todos os Presidentes de Sindicato. Em seguida, o Neto do homenageado, também, fez a homenagem, em nome da família. Foi uma videoconferência produtiva e de muito êxito. Os Deputados assumiram o compromisso de juntos se empenharem para viabilizar a criação da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária do Estado do Ceará. Foi plantada uma boa semente que esperamos nascer os frutos da dignidade de nossos produtores rurais.

Para o presidente da FAEC, Flávio Saboya, a iniciativa de unidade sindical  é louvável  e deve ser um esforço conjunto, elogiou o fato de inserir o nome do Dr Josiel Barreto de Sá, ex- Presidente do Sinrural de Senador Pompeu que faleceu  mês passado e que atuou naquele Sindicato desde 1985,  com uma larga folha de serviços prestadas ao sindicalismo.

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ – FPAECE

Introdução

O Setor Agropecuário brasileiro vem, a cada ano, crescendo e se desenvolvendo. É o responsável pela geração de trabalho e renda no campo e nas cidades. Mesmo, em momentos de crises e pandemia, como esta da Covid-19 que enfrentamos, a economia brasileira tem se destacado pela atuação firme de nosso agronegócio.