Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

De olho nos pequenos produtores

Com foco no fortalecimento da agropecuária cearense, sobretudo entre os pequenos produtores rurais, o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amilcar Silveira, realizou uma série de reuniões nesta semana para tratar de ações voltadas a simplificar e desburocratizar a atividade no campo.

O presidente da FAEC esteve reunido com a secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Ana Teresa de Carvalho, com o coordenador estadual do Dnocs no Ceará, Antônio José Porto Mota, além do titular da Cogerh, Francisco Teixeira. Segundo Amílcar, existe grande espaço para o agro cearense crescer. “A nossa meta é dobrar o agronegócio em 10 anos, por meio de assistência técnica e maior acesso a crédito rural”, ele diz.

 

Na segunda-feira (31), Amílcar Silveira tratou com Ana Teresa de Carvalho sobre ações voltadas para o fornecimento de mudas de cajueiro, de palmas e de sementes. Na ocasião, Amílcar Silveira também apresentou à secretária uma demanda para a construção de barragens subterrâneas.

No mesmo dia, o presidente da Faec se reuniu com Antônio José Mota para tratar da regularização de novas áreas para o plantio nos perímetros irrigados de Tabuleiro de Russas e da Chapada do Apodi. “Vamos fazer um estudo conjunto entre a Faec e o Dnocs para identificar áreas que não estão sendo utilizadas e que poderão ser utilizadas em breve”, diz Amílcar.

E na terça-feira (1), o presidente da Faec esteve com o titular da Cogerh, Francisco Teixeira, para apresentar demandas voltadas à desburocratização e simplificação dos processos de outorga do uso da água. “Precisamos dar mais agilidade a esse processo. Ficou acertado que iremos fazer um grupo de cooperação para simplificar as outorgas”, disse Amílcar.

Também participaram das reuniões o superintendente da Faec e presidente do sindicato rural de Ibaretama, Carlos Bezerra, e os presidentes de sindicatos rurais Cirilo Vidal (Quixeramobim), Fausto Moreno (Quixadá) e Celso Crisóstomos (Canindé).