Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CEARÁ COMEMORA DIA “A” – PLENA ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA NO BRASIL

Cópia de FMD - OIEEm todo o Brasil comemora-se hoje, 5, a erradicação da Febre Aftosa no país. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA , iniciou nesta semana uma série de ações em comemoração aos esforços de produtores rurais e entidades públicas e privadas do setor agropecuário para erradicar a doença no País. Na terça-feira a CNA e o MAPA inauguraram o túnel do tempo da febre aftosa no Brasil, uma exposição que reúne painéis com os fatos mais relevantes do combate à febre aftosa. Mostra o histórico desde 1895, quando ocorreu o primeiro registro da doença, até este ano, quando o País será declarado livre de febre aftosa com vacinação. A cerimônia contou com a presença do presidente da CNA, João Martins, e do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

No Ceará a data está sendo comemorada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI, que promoveu durante esta semana uma capacitação dos seus técnicos onde foi destacada a importância  do trabalho realizado por todos ele na condução da vacinação do ceará, culminando em um churrasco de confraternização  para atestar a qualidade da carne da Crne Bovina na churrascaria Fogo Campeiro em Fortaleza.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, por meio do seu Presidente, Flávio Saboya, manifestou a satisfação em ter o Ceará livre da febre aftosa: “Considero a erradicação da Febre Aftosa no Ceará uma vitória, em que Governo e produtores persistiram neste objetivo, a ADAGRI teve uma participação efetiva, que se não fosse sua equipe não teríamos atingido este nível. Isso para os produtores do Estado do Ceará é essencial, pois estávamos ficando isolados dos outros estados brasileiros, não podíamos levar um animal para São Paulo, sem fazer quarentena e tão pouco vender.” Flavio Saboya finalizou dizendo que esta data é significativa para o setor produtivo, para a pecuária cearense que tem grande representatividade no semiárido cearense. Todos os anos a FAEC colabora, junto dos Sindicatos Rurais, com a divulgação sobre a importância da vacinação.

O presidente da ADAGRI, Jaime Bezerra Júnior também comemora a data e diz: “estamos muito felizes com este momento que o Brasil está passando, em maio esperamos que a Organização Mundial de Saúde Animal considere o Brasil livre da febre aftosa com vacinação. A ADAGRI tem este grande desafio de tornar o Ceará livre da febre aftosa sem vacinação até 2020.”

O Deputado Osmar Baquit, ex-secretário da SEAPA, destacou hoje na Assembleia Legislativa o trabalho da ADAGRI, no esforço para que o Estado chegasse ao estágio atual. O Coordenador do programa de erradicação Febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio disse que este trabalho tem sido feito desde 1972, como um programa de controle da doença e que durante todo este período os índices vem diminuindo a cada ano.

A CNA elaborou um folder para a comemoração da Semana Brasil Livre de Aftosa, veja a seguir:  Brasil Livre da Febre Aftosa