Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CEARÁ COMEMORA 10 ANOS DE ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA

DSC_0330Em todo o Brasil comemora-se no dia 5 de abril a erradicação da Febre Aftosa, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, iniciou nesta semana uma série de ações em comemoração aos esforços de produtores rurais e entidades públicas e privadas do setor agropecuário para erradicar a doença no País.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI promove na próxima quinta-feira, 5, um ato de comemoração aos 10 anos de erradicação da Febre Aftosa, onde será apresentada uma palestra com a participação dos veterinários da ADAGRI e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, além de um churrasco para atestar a qualidade da carne. O presidente da ADAGRI, Jaime Bezerra Júnior, informou que mais de 40 técnicos estão participando de capacitação nesta semana e que existe uma programação feita especialmente para comemorar a erradicação da Febre Aftosa. “Estamos muito felizes com este momento que o Brasil está passando, em maio esperamos que a Organização Mundial de Saúde Animal o Brasil livre da Febre Aftosa com vacinação. A ADAGRI tem este grande desafio de tornar o Ceará livre da Febre Aftosa sem vacinação até 2020.”

DSC_0335

A data de comemoração foi comunicada pelo presidente da FAEC, Flávio Saboya, durante a reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO. “Considero a erradicação da Febre Aftosa no Ceará uma vitória, em que Governo e produtores persistiram neste objetivo, a ADAGRI teve uma participação efetiva, que se não fosse sua equipe não teríamos atingido este nível. Isso para os produtores do Estado do Ceará é essencial, pois estávamos ficando isolados dos outros Estados Brasileiros, não podíamos levar um animal para São Paulo sem fazer quarentena e tampouco vender.” Flavio Saboya finalizou dizendo que esta data é significativa para o setor produtivo, para a pecuária cearense que representa, basicamente, tudo que é feito no semiárido cearense.

O Coordenador do programa de erradicação no estado, Dr. Joaquim Sampaio, também participou da reunião e disse que este trabalho tem sido feito desde 1972, como um programa de controle da febre aftosa e que durante todo este tempo os índices da febre aftosa sempre diminuiu e que espera que em 2020 o ceará possa estar livre da Febre Aftosa sem vacinação.