Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CAPRINOVINOCULTURA oferece oficinas e apresenta Centro de Inteligência da Embrapa

Os números mais atuais da Pesquisa Pecuária Municipal ( IBGE-2016) disponíveis sobre o rebanho ovino mostram um efetivo de 18,4 milhões de ovinos no Brasil em 2016 , e 9,78 milhões de caprinos. Com relação ao rebanho ovino no Ceará, este ocupa a quarta posição no ranking nacional, com 2.316.625 animais e 1.134.144 caprinos, ocupando também a quarta posição.

Estas são apenas algumas das informações que a Embrapa Caprinos e Ovinos, com sede em Sobral- CE, disponibiliza em seu Centro de Inteligência e Mercado de caprinos e ovinos. O Centro de Inteligência é o tema da primeira palestra ministrada no dia 5, a partir das 15h40 min, pelo engenheiro agrônomo, D.Sc em Fitotecnia Cicero Cartaxo de Lucena, que é também Analista de Transferência de Tecnologia. Membro do Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos, tendo como Presidente de Mesa, Francisco Selmo Fernandes Alves, médico veterinário, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos.

No mesmo dia, de 17 às 18 hs, palestra sobre o tema: Ferramentas digitais para apoio na gestão da produção animal no semiárido, tendo como palestrante Vinicius Pereira Guimarães – pesquisador e atual Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos. O Presidente de Mesa: Antonino Fontenele de Carvalho – advogado, agropecuarista, professor MS da Universidade de Fortaleza-UNIFOR.

3 Oficinas de Capacitação
Dia 6 – Arena da Exposição de Animais (Estacionamento) de 08h30min às 12h – Tema: Características raciais de caprinos nativos. Instrutor: Médico Veterinário. Weaver Braga, Consultor de ovinos e caprinos. Jurado de classificação de ovinos e caprinos pelas Associações: ARCO, ABCC, ABCI, ABCANGLO, ABCBOER. Presidente do CDT da ABCC. Presidente do CDT da ABCC. Coordenador do CBJRC.
Dia 6 -13h30min às 14h50min – Arena (Pavilhão Feira – Piso Térreo): Silagem ensacada: vantagens, custos e formas de operacionalização na propriedade. Instrutor: Raimundo José Couto dos Reis Filho – M.Sc. Zootecnista, Sócio-diretor da FORTRESS Máquinas e Equipamentos Agropecuários. CE

Dia 7- Arena Exposição de Animais (Estacionamento)- 08h30min às 11h – Oficina: Características raciais de ovinos nativos. Instrutor: Weaver Braga – Médico Veterinário. Consultor de ovinos e caprinos. Jurado de classificação de ovinos e caprinos pelas Associações: ARCO, ABCC, ABCI, ABCANGLO, ABCBOER. Presidente do CDT da ABCC. Presidente do CDT da ABCC. Coordenador do CBJRC.

2 EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
A Experiência exitosa de cooperativismo na ovinocaprinocultura de corte, será apresentada no dia 6, de 8h30min às 12 hs , tendo como Palestrante, Edmir Manoel de Souza – Presidente da COOPERCAPRI e Caprinovinocultor Familiar em Floresta/PE. Outra experiência exitosa será apresentada no dia 7, de 08h30min às 09h50min, sobre Confinamento intensivo de ovinos – Caso de sucesso da Empresa Cialne – Maranguape/CE . Palestrante: Pericles Montezuma – Gerente da CIANE e Presidente de Mesa: José Amilcar de Araújo Silveira – Presidente do Clube do Berro.