Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Câmara Setorial do Mel propõe ação com Corpo de Bombeiros e pede apoio da FAEC

DSC_0121A Câmara Setorial do Mel junto a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado-Adece, esteve reunida hoje,23, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, a quem veio solicitar apoio ao projeto que visa o reaproveitamento de enxames de abelhas que são capturados pelo Corpo de Bombeiros no Ceará. Segundo o Presidente da Câmara Setorial, Vinicius Carvalho anualmente o Corpo de Bombeiros captura em média 3 mil enxames, o que significa jogar no lixo 30 kilos de mel por enxame, podendo chegar até a 80 quilos de mel. O projeto que será apresentado pela Câmara Setorial ao Governo visa aproveitar esses enxames na alimentação humana e pesquisa, devendo os mesmos quando capturados serem encaminhados ao apiário da Universidade Estadual do Ceará.

Participaram da reunião o produtor Guido Alves Dias, representando a COOPERNECTAR e a UECE, e os técnicos Crisanto Alves Araújo, da Ematerce e Vandir Matias Gadelha, consultor técnico que está responsável pela elaboração do projeto.

O Presidente da FAEC Flávio Saboya considerou importante o projeto, mas chamou a atenção para a questão da logística de recebimento desses enxames, o que será contemplado no projeto, informou Vinicius Carvalho.