Quem Somos

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC filiada a Confederação da Agricultura do Brasil – CNA, é uma entidade Sindical de grau superior, sem fins lucrativos, reconhecida pela Lei 4.214 de 2 de março de 1963 e publicada no Diário Oficial da União de 16/12/1965, é constituída para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da agricultura, da pecuária, do extrativismo rural, da pesca, da silvicultura e da agroindústria, no que se refere às atividades primárias desta ou de qualquer outro ramo, independente da área, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do Pais, tendo duração por prazo indeterminado.

Perfil do Presidente

Flávio Viriato de Saboya Neto – Presidente da FAEC

Flávio Viriato de Saboya Neto é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, em 1969, com curso de Especialização em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, curso de Especialização em Comercialização de Produtos Agrícolas na Espanha e curso de Melhoramento Animal na Índia, tendo coordenado, também, varias missões oficiais comerciais para aquisição de animais na Inglaterra, Canadá  e França.

Em 1971, foi contratado pela então Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Ceará, onde exerceu, a partir de 1975, alguns cargos de direção do órgão e, substituiu, eventualmente, o titular da pasta, em algumas ocasiões.

Em 1995, exerceu o cargo de Superintendente Técnico, para todo território nacional, do Serviço de Registro Genealógico da Raça Jersey, da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil em São Paulo-SP.

Em 1998, assumiu o cargo de Vice-Presidente para Agricultura de Sequeiro da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC exercendo, ainda, as Presidências do Sindicato dos Produtores de Leite do Estado do Ceará e do Clube do Berro.

Em 1999, ocupou o cargo de Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  – Administração Regional do Ceará – SENAR AR/CE.

Em 2001, foi escolhido Membro do Conselho Assessor Externo da Embrapa Gado de Leite – Juiz de Fora-MG e Presidente da Associação dos Criadores do Ceará.

Em  2011, foi eleito Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Ceará – SENAR AR/CE.

Em 2013/2014, representou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, junto ao Conselho Deliberativo da SUDENE, para a Região Nordeste.

Ainda em 2014, foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE, para um mandato de 04 (quatro) anos.

Em 2018, foi reeleito para mais um mandato à frente da Presidência da FAEC e do Conselho  Administrativo do SENAR/CE, com mandato até 2021.