Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Apicultura quixeramobinense recebe apoio do Projeto São José e da ATeG do SENAR/CE

Durante reunião, no assentamento Alegre, em Quixeramobim, no dia 25 de novembro, o presidente do Sinrural, Cirilo Vidal, participou do planejamento da execução do Projeto São José IV no município. O encontro abordou a respeito das atividades que serão desenvolvidas a partir do PSJ IV.

O dirigente apontou para o potencial da Associação de Apicultores de Quixeramobim (APIQ) que será contemplado com o projeto do Governo. Em 2022, o Sindicato irá acompanhar mais 30 produtores de mel, reforçando o aperfeiçoamento de suas tarefas, com foco à produção em maior quantidade e melhor qualidade.

O Sindicato Rural de Quixeramobim acompanha os apicultores, através do programa da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, desenvolvido pelo SENAR/CE que tem contribuído para o desenvolvimento da produção de mel.

Para o técnico do SENAR/CE, Antônio Wdson, que também é membro da Associação de Apicultores, a luta por esse projeto persiste desde 2017. O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS, conhecido como PSJ IV, é uma política pública do Governo do Estado do Ceará, executada por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA que tem como objetivo aprimorar o acesso a mercados, adotar abordagens de resiliência climática e ampliar o acesso aos serviços de água e saneamento nas áreas rurais.


Associação de produtores

Durante o cadastro para o PSJ IV, 625 associações realizaram a inscrição, porém, somente 150 estavam aptas a receber o financiamento do Governo cearense que dada a procura, ampliou o projeto para incluir mais 100 associações. Ao todo, 100 associações serão beneficiadas pelo Governo do Estado e 150 pelo Banco Mundial.

 
Participaram da reunião o presidente da APIQ, Jaime César dos Santos, o representante da Ematerce, José Marcos Pinheiro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, Rogério Elias de Queiroz, representante da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, o técnico Fábio Manoel com a presença de mais 58 associados.

Com informações da ASCOM do Sindicato Rural de Quixeramobim

Foto: APIQ de Quixeramobim.