Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO: UNIFOR LANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIO E FAEC APRESENTA OS CURSOS DO POLO DA FACULDADE CNA

  A Universidade de Fortaleza- UNIFOR  apresentou  nesta terça- feira, dia 8, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-AGROPACTO, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, o Curso de Especialização em Agronegócio, com foco na gestão estratégica do agronegócio , desde o campo  até a agroindústria e que pretende capacitar profissionais, na  aplicação diferenciada  de ferramentas de aumento de competitividade  nas empresas  do setor. O tema da reunião o Agropacto foi  oportunidade  o de qualificação profissional no agronegócio.

 A apresentação do novo curso de pós-graduação foi feita pela professora Adriana  Oliveira, Coordenadora  de  Pós Graduação da Unifor. Ela explicou que o curso  vai ofertar 30 vagas e que terá inicio na segunda quinzena de janeiro, todas as terças e quartas-feiras, de 19 às 22 horas. Todos os cursos da Unifor são chancelados pela ONU, dentro dos objetivos do novo milênio. A aula inaugural será hoje, a partir das 19 hs,  com o tema ” As perspectivas do agronegócio  para 2021″, com apresentação  do diretor de agronegócio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico-SEDET,  Silvio Carlos, e  Renato Coimbra, presidente do Conselho Regional de Economia-Corecon.

 Mariana Mota, coordenadora da Escola de Comunicação e Gestão da Unifor, também presente no Agropacto explicou que os módulos do Curso de Especialização, envolvem projetos agropecuários, direito aplicados ao agronegócio, estatística aplicada, macroeconomia aplicada, matemática financeira e análise de investimentos, gestão de riscos financeiros, comércio exterior, análise sistêmica dos agronegócios.   Os módulos do curso envolvem as cadeias produtivas da caprinovinocultura bovinocultura, avicultura, apicultura forragicultura e pastagem, piscicultura/carcinicultura, grãos, fruticultura, agricultura de sequeiro, floricultura.

No segundo momento da reunião, a Coordenadora do Polo da Faculdade CNA no Ceará, Ana Kelly Claudio fez a apresentação dos cursos de Agronegócio ofertados  pela CNA  , na modalidade à distância , ocasião em que fez a entrega dos certificados  e uma placa comemorativa aos primeiros  alunos que concluíram recentemente os cursos.  No Ceará,  existe um Polo da  Faculdade CNA desde 2018,  em  Fortaleza, ofertando  quatro tipos de cursos superiores na modalidade  de ensino à distância:  Gestão do Agronegócio , Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processamento Gerenciais. A primeira turma, com oito alunos  concluiu sua formação em 2020. A partir do próximo ano, começa a funcionar mais dois Polos, um em Ubajara e outro, na cidade de Quixadá.  Kelly Claudio anunciou ainda que a CNA  já aprovou a metodologia do Curso de Pós-Gradução no Agronegócio iniciado em Brasília e que deverá migrar para os demais polos no próximo ano.

O presidente da FAEC e coordenador do Agropacto, Flávio Saboya considerou  importante  a abertura do curso de pós-graduação da Unifor e que os colaboradores do Sistema FAEC/SENAR  e alguns alunos egressos da Faculdade CNA manifestaram interesse em  participar do referido curso. Os formandos da Faculdade CNA  presentes foram:  Geruza Magalhães, Elder Aguiar, Luis Carlos Miranda, Rogério Cabral, Ana Claudia Mota. As inscrições para os quatro cursos da Faculdade CNA continuam abertas até o dia 24 de fevereiro, tudo de forma on-line pelo site faculdade.cnabrasil.org.br As aulas serão iniciadas no dia 23 de março de 2021.

 Técnicos e Produtores destacam importância dos cursos

 Os formandos dos Cursos de Agronegócio da CNA presentes ao Agropacto, destacaram a importância da formação que receberam e do crescimento profissional adquirido. O formando Elder Aguiar, que é produtor e presidente do Sindicato Rural de Moraújo, considerou importante a conjugação de esforços e objetivos comuns entre as instituições de ensino e as que promovem o agronegócio, como no caso da FAEC. Ele sugeriu à Coordenação da Unifor, realizar o controle dos egressos e a formação de um banco de dados para identificar e avaliar a sucessão no campo.  O  engenheiro agrônomo e  vice–presidente da FAEC, Rodrigo Diógenes,  lembrou a  solidez da Universidade de Fortaleza e da importância da parceria com a FAEC, que trabalha com cerca de 500 mil produtores e atua em 12 cadeias produtivas..

 Sobre o Agronegócio

O agronegócio brasileiro tem sido a força motriz da economia.  A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima crescimento de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio em 2021 e de 4,2% para o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP, índice de frequência anual, calculado com base na produção agrícola municipal e nos preços recebidos pelos produtores). Segundo a CNA, 102,9 mil postos de trabalho foram gerados no setor, que deverá fechar 2020 com crescimento de 9% no PIB e de 17,4% no VBP. Com isso, podemos notar que o agronegócio brasileiro requer interdependência de vários ramos para que tudo ande bem. Portanto, capacitar para uma boa gestão e se planejar são cruciais para que esse tipo de negócio dê certo. Atualmente, são oferecidos desde cursos técnicos a curso superior em agronegócio. Além desses, existem também vários cursos de capacitação específica, como os que encontramos no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar. Há modalidades Necessidade de mais profissionais

De toda a população economicamente ativa do país, 13% dos trabalhadores estão no agronegócio. O setor emprega profissionais com formações diversas, dentre eles engenheiros agrônomos, geólogos, engenheiros florestais, biólogos, engenheiros de biossistemas, veterinários, zootecnistas, administradores, entre outros. Podemos perceber que o agronegócio abre porta para várias profissões! Mas é importante destacar que, mesmo com formação, é fundamental que os profissionais apresentem estratégias de gestão, o que garante valores positivos de produção e fluidez do negócio.

 Somente agora, na execução do Programa AGRONORDESTE, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará-SENAR, já empregou mais de 96 técnicos de campo, entre engenheiros agrônomos, zootecnistas e médicos veterinários e  o processo seletivo  encontra-se aberto até 24 de fevereiro.

A busca por qualidade, produção de alimentos e sustentabilidade vem sendo o assunto mais discutido na sociedade atual. O aumento da renda per capita e diversificação da economia dos países em desenvolvimento levaram a mudanças nos padrões de consumo. Isso aumenta a sofisticação e diversificação dos alimentos consumidos. Ou seja, as pessoas estão procurando conveniência, saúde, nutrição e qualidade.

Contatos:  3535-8038 – 9-99819640  – Maiores Informações :  Adriana Oliveira – Coordenadora  – 85.988792239

Acompanhe vídeo das coordenadoras do Curso de  Especialização de Agronegócio da Unifor  Adriana  Oliveira, e  Mariana Mota, coordenadora da Escola de Comunicação e Gestão da Unifor e  da Coordenadora do Polo da Faculdade CNA em Fortaleza, Ana Kelly Claúdio.