Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO: SEAPA APRESENTA RESULTADOS DO PROJETO DE REFLORESTAMENTO

DSC_2771“Resultados do Seminário  Nosso Ouro  Verde : o mogno  africano”  , foi o tema central da reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – Agropacto, promovido hoje, 25, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC , que contou com três palestrantes  o  engenheiro agrônomo e coordenador  da SEAPA, Hélio Chaves, o produtor de mudas  Henrique Aragão  e o produtor e  instrutor do SENAR, Antônio Rosa, que trabalham com reflorestamento no Estado. Segundo Hélio Chaves, já  foram realizados  seis seminários cuja ideia surgiu  dentro do Agropacto, quando o Banco do Nordeste  acenou com o apoio e ainda abriu novas linhas de crédito para os produtores na área de reflorestamento.  O Banco do Brasil  também está apoiando a iniciativa e deve partir para este tipo financiamento pela primeira vez.
Ele citou os resultados  obtidos nos seis  seminários em diversas regiões do Estado :  foram mobilizados diretamente 400 pessoas, dentre elas,representações, lideranças, gestores, produtores rurais e estudantes e cadastradas 180 produtores rurais interessados em receber mudas para iniciar as plantações. Para ele, não basta só doar a muda, mas oferecer assistência técnica aos produtores , que pode ser ofertada através do SENAR/CE .  A próxima meta é envolver o governo do Estado , para que libere  o MAPP 108 e  dar início  a segunda fase do projeto ouro verde, com a distribuição das mudas e implantação dos projetos para os produtores cadastrados.
DSC_2772Conforme Hélio Chaves ,  hoje o Brasil movimenta negócios em torno de meio bilhão  de reais e o   o estado do Ceará,  já conta  com mais de 40 Municípios que  trabalham com o mogno africano. Conforme disse, através destes seminários  apoiados pelo BNB, Governo do Estado e Fundação  Terra, a SEAPA está  fazendo um trabalho de sensibilização  para a  produção  de florestas comerciais  produtivas,  a meta è implantar 500 mudas de mogno no estado.
O mercado  do mogno está aberto, só no polo de Marco na zona norte do Estado são 28 empresas moveleiras recebendo madeira do Estado do Pará, disse o Engº agrônomo  Antonio Rosa, que também palestrou no evento. Ele informou que hoje, 25, o deputado Antônio Balhamn está em Nova Russas , visitando a área de reflorestamento daquela cidade.A ideia é implantar uma indústria para exploração da Madeira na ZPE do Porto do Pecém.
Henrique Aragão, produtor e viveirista em Viçosa do Ceará, fez um breve histórico do mogno africano, tendo iniciado seu plantio com 12 mil pés,  já está com três anos e meio. Com o incentivo  de outros produtores elaborou um projeto  piloto apresentou a SDA,  e abriu uma empresa que  começou 40 mil mudas, com o apoio do engenheiro agrônomo  Chico Rosa, pioneiro na implantação do reflorestamento no Estado, inclusive em Nova  Russas, onde Chico Rosa atua mais diretamente.  Esses seminários foram muito importantes, porque  nós descobrimos novos produtores, levando a importância do mogno, como viável economicamente, disse Henrique.
Já o  professor Marcos Vinicius, assessor da Secretaria de Desenvolvimento  Agrário -SDA, engenheiro agrônomo com  50 anos de atividade ,informou sobre o trabalho que vem sendo feito através do projeto Hora de Plantar, que está distribuindo mudas de várias espécies desde 2015 , até julho de 2017 já foram distribuídas 140.780 mudas de  mogno senegalês, cedro australiano e acácia mangium. Só de mogno foram mais 59.403 mudas nos últimos três anos.
Segundo ele, a demanda para 2018 é da ordem e 45 mil mudas mas só deverão atender a 10 mil mudas por falta de recurso, por isso é preciso o MAP 108 para atender ao restante dos produtores, destacando o trabalho da SEAPA, na disseminação da cultura, e que estas demandas surgiram depois dos seminários. Ele Desatacou ainda a importância  do envolvimento das duas secretarias( SDA e SEAPA) buscando uma unidade em torno do program, ressaltando  também a necessidade do monitoramento no plantio . Informou ainda,  que a SDA Já distribuiu  26 milhões de palma forrageira (raquetes).
PRESIDENTE DA FAEC APOIA INICIATIVA
20170725_085820Acho esse Projeto de reflorestamento da mais  alta  importância, se o estado do Ceará tomar consciência desse Projeto , o estado terá um grande avanço trazendo grandes benefícios para o produtor rural . Ele lembrou que a EMBRAPA e a CNA  também estāo fazendo  Pesquisas com essências florestais no Bioma Caatinga, na  cidade  de Ibaretama e que vai iniciar pesquisas com Forrageiras nativas adapatadas ao semiárido em 12 Unidades no Nordeste.  Sugeriu legitimar o Programa de Reflorestamento em um determinado município, exemplificou o caso do município de Nova Russas, que  poderá  servir de Modelo.
Saboya, sugeriu ainda a criação de um Conselho que passe a cuidar das ações comuns  ente as duas secretarias estaduais( SEAPA E SDA) e pediu a sua Assessoria que encaminhe documento nesse sentido ao governador Camilo Santana.  .
O presidente da FAEC comunicou aos presentes uma audiência com o governador solicitando a presença dele, quinta-feira ,25, na reunião da SUDENE, quando deverá ser aprovado o novo redimensionamento da região semiárida do Nordeste, incluindo 30 novos Munciipios no Estado.
A sua expectativa é de que pelo menos 15 municípios sejam  incluídos imediatamente, o que trará muitos benefícios para os produtores rurais, especialmente junto aos bancos oficiais e junto ao FNE. Teremos muitos benefícios que vai incentivar os produtores a investirem mais e alancancar o desenvolvimento  do estado.
NOVO SUPERINTENDENTE DO SENAR /CE 
20170725_085753O Presidente da FAEC, apresentou  aos participantes do AGROPACTO  o novo Superintendente do SENAR-CE, engenheiro agrônomo funcionário de carreira da Instituição, Sérgio de Oliveira Silva, que anteriormente coordenou o Programa de Cadastro Ambiental-CAR e o Programa  de Assistência e Extensão  Rural-AteG .