AGROPACTO RECEBE JOVENS DA REDE AGRO E LANÇA A COMISSÃO FAEC JOVEM

Com a presença de 36 alunos do curso de Agropecuária da Escola Profissionalizante do município de Guaiúba e de vários jovens – egressos do Programa CNA Jovem – professores do curso de Zootecnia da UECE, representantes de diversos órgãos, Presidentes de Sindicatos Rurais, realizou-se nesta terça- feira, 18, a reunião quinzenal do AGROPACTO – Pacto De Cooperação da Agropecuária Cearense, uma promoção do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL.

O tema Jovens, o AGRO e o Futuro foi abordado pelos palestrantes e membros cearenses da Rede CNA Jovem: Antonio Moreira Barroso Neto, Ítalo Araújo  Albuquerque e Renato Mesquita Peixoto. Os dois primeiros  são egressos do CNA Jovem desde a primeira edição, instrutores do Programa no SENAR/CE, idealizadores do Projeto FAEC JOVEM, membros da REDE CNA JOVEM, na qual Antônio Neto também está atualmente como Coordenador Estadual da Rede e o último (Renato Mesquita),   finalista  da etapa  Estadual e Nacional da Edição 2018/2019.  Também participaram  da reunião outros jovens egressos do programa, Geovane Rodrigues, José Bonifácio e Caio Vasconcelos e, ainda,  o  instrutor do programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR – ATeG, Erique Costa, do Estado de Rondônia, que está ministrando uma capacitação para técnicos do Programa ATeG/ SENAR-CE.

Na oportunidade, o jovem Antonio Barroso apresentou o projeto de criação da Comissão Jovem da FAEC, a qual objetiva implantar uma rede de colaboradores dentro do estado do Ceará para promover o protagonismo juvenil no campo, o desenvolvimento de propriedades rurais, contribuindo para uma mudança de mentalidade e também disseminar o fortalecimento da sucessão rural. Ele informou que já existem comissões de jovens nas seguintes federações: FAEG, FAEP, FARSUL E FAMASUL. A Comissão Jovem FAEC terá como público alvo jovens egressos do CNA Jovem, filhos de produtores rurais, estudantes dos cursos de agropecuária e professores com idade entre 20 a 38 anos, dispostos a contribuir com o desenvolvimento setorial no Ceará.

Italo Albuquerque – zootecnista, egresso do CNA JOVEM e professor da Escola Profissionalizante de Guaiúba – trouxe para o AGROPACTO 36 estudantes do curso de Agropecuária interessados em participar do programa que, segundo ele, mudou totalmente sua forma de ver a liderança jovem dentro do agronegócio. Para Italo, quem irá conduzir o AGRO são os jovens, pois estamos vivenciando o envelhecimento no campo, de acordo com dados do censo do IBGE apresentados, os quais apontam que mais de 70% da população rural tem acima de 60 anos. Ele acredita que, atualmente, o mercado de trabalho para os jovens está em alta e que, dos 111 jovens do curso de agropecuária daquela cidade, 38 são mulheres, quebrando paradigmas antigos, onde somente o homem poderia atuar nessa área.

Renato Peixoto – zootecnista cearense, formado pela UVA, com pós-doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Acre – apresentou seu projeto tendo como foco o Sindicato/Institucional, o qual foi o grupo vencedor da etapa nacional da CNA em 2019. Ele deu também seu depoimento sobre as perspectivas de empregabilidade dos jovens no agronegócio diante de uma atividade que movimenta 1/4 do PIB nacional. Como prêmio, ele participou de três encontros nacionais, dois em Brasília e um em São Paulo, com direito de conhecer a empresa Bayer, o que lhe proporcionou novos conhecimentos e abertura de novos horizontes.

Os jovens foram recepcionados pela Diretoria Executiva do Sistema FAEC/SENAR, através do Presidente da FAEC e do Conselho Administrativo do SENAR, Flávio Saboya, que desatacou a importância do Programa CNA Jovem e o quanto ele pode contribuir com a sucessão no meio rural, e na introdução de novas tecnologias, sendo um importante instrumento de fixação dos jovens no campo. O Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, parabenizou os jovens e disse que está apoiando essa proposta que considera inovadora, destacando que o SENAR oferece muitas oportunidades aos jovens e, também, várias capacitações voltadas para gestão, como o programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. Kelly Claudio, Diretora Técnica do SENAR-CE, que outrora coordenou o CNA Jovem no Ceará, e Germana Moreira, atual Coordenadora, destacaram a importância da formação da Comissão Jovem FAEC, anunciando que as inscrições do Programa CNA Jovem deste ano serão abertas a partir do mês de maio, por meio do site da CNA/SENAR (https://www.cnabrasil.org.br/senar).

O Vice-Presidente da FAEC e Cooordenador do PECNORDESTE, Rodrigo Diógenes, comunicou que haverá um painel dentro do Seminário Nordestino de Pecuária, o qual será realizado  no dia 05 de junho próximo, sobre o Programa CNA JOVEM, com a participação dos representantes das comissões jovens dos demais estados.

PRESENÇAS: Também participaram do AGROPCATO o Vice-Presidente de Administração e Finanças da FAEC e Presidente do Sinrural de Ibaretama, Carlos Bezerra; o Presidente do Sinrural de Horizonte, Franzé Rodrigues; Assessor da SEDET, Erildo Pontes; do SEBRAE-CE, Paulo Jorge; Everton Nogueira e Anderson Viana, professores do curso de zootecnia da UECE; e vários Técnicos do Sistema FAEC/SENAR.

SOBRE O CNA JOVEM 

O CNA Jovem é uma iniciativa estratégica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, que por meio de capacitações do SENAR, pode descobrir potenciais de liderança na nossa juventude rural. A cada encontro, o desafio é para que se desenvolvam e assumam progressivamente o protagonismo nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial. Ao longo dos últimos cinco anos, o CNA Jovem, que começou com uma iniciativa nacional, ampliou-se, e hoje é um programa bem estruturado com visibilidade em todo o país.