AGROPACTO RECEBE DIRETOR DO IFCE DE SOBRAL E APRESENTA O PROGRAMA “DOUTORES DO SERTÃO” NA ZONA NORTE

DSC_3104A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, através do Sindicato Rural de Moraújo , em parceria com o IFCE/Campus de Sobral, apresentaram  nesta terça-feira, dia 14, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO ,  o Programa ” Doutores  do Sertão,” que visa oferecer estágio aos filhos dos produtores rurais que estejam frequentando os cursos do Instituto Federal de Educação na cidade de  Sobral,  na busca por uma agricultura familiar  agroecológica sustentável , competitiva e a sucessão no campo . A apresentação do programa foi  feita pelo  professor Marco Antônio Rosa de Carvalho, Chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa e Pos- Graduação e Inovação do IFC -Campus de Sobral. Segundo ele, o programa vai iniciar com oito estudantes que deverão assistir a 80 propriedades rurais de Moraújo , devendo ser montada duas Unidades Demonstrativas para realização de dias de campo. Cada universitário deverá assistir a pelo menos 10 propriedades e a perspectiva é que esse projeto Piloto de Moraújo seja extendido a outros municípios da região Norte. Hoje o IFCE oferece os cursos de irrigação e drenagem, alimentos, agroindústria e fruticultura.,

O presidente da FAEC, Flavio Saboya destacou a importância do projeto Doutores do Sertão que foi idealizado pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Moraújo  Elder Aguiar,   e pretende levá-lo a outros municípios do Estado. Saboya disse que vai reivindicar  o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA e de outros parceiros  incluindo o Banco do Nordeste , Banco do Brasil. O Superintendente do SENAR/AR-CE, engenheiro agrônomo, Sérgio Oliveira, também destacou a importância do Doutores do Sertão informando que o SENAR pretende ampliar as parcerias e oferecer mais assistência técnica e gerencial aos produtores através do Programa ATeg, devendo passar a atuar também no município de Mauriti, que tem uma equipe de mais de 10 técnicos de nível superiorWhatsApp Image 2017-11-14 at 12.12.35

A gerente executiva da superintendência regional do BNB, Geania  Gomes, presente ao AGROPACTO emocionou-se com os objetivos do programa e prometeu levar ao conhecimento do Banco a importância de formar  futuros empreendedores rurais. O  presidente do Sindicato  Rural de Ibaretama , Carlos Bezerra Filho, destacou a luta e a persistência do seu colega de Moraújo,cujo programa poderá ser replicado em outros municípios.

DSC_3107Além do presidente do Sindicato Rural de Moraújo, Elder Aguiar trouxe uma das alunas do IFCE, Campus de Sobral, Maria Elizângela Sousa Silva para participar da reunião  que falou sobre q expectativa do programa : ” Esperamos que esse projeto seja um sucesso e possa se  expandir, para que seja um modelo para outros municípios, para que outros jovens também tenham  a oportunidade que nós do município de Moraújo estamos tendo. Esperamos que possamos fazer um excelente trabalho junto aos produtores junto ao Sistema FAEC/SENAR/AR-CE e torcemos para que tudo dê certo, para que nós, filhos de produtores possamos resgatar aquilo que os nossos pais não estão fazendo mais e que isso seja um exemplo para os jovens de Moraújo também.Segundo ela, ” o nosso município é muito carente, até mesmo na sede e principalmente na área rural, temos dificuldades em conseguir recursos junto à Prefeitura e Secretaria de Agricultura, e escassez de  hídricos devido aos cinco anos seguidos secas , mas graças ao Sistema FAEC/SENAR-CE  temos conseguido dar apoio aos pequenos produtores da nossa região.

O segundo tema do AGROPACTO debateu o direito tributário e o programa de responsabilidade cultural, esportivo e social da empresa preces ,tendo como palestrante o economista e especialista em direito tributário, Honorato Feitosa.

SOBRE O PROGRAMA DOUTORES DO SERTÃO

WhatsApp Image 2017-11-14 at 11.12.41Segundo o presidente do Sindicato Rural de Moraújo, “os filhos dos agricultores que conseguiram ir além em relação aos seus pais e foram estudar em Sobral, fazendo cursos na área da  agropecuária podem dar uma grande contribuição ao meio rural . Eu  fiquei me questionando qual seria o futuro destes jovens , com certeza eles não voltariam para suas cidades uma vez concluindo seus estudos,quando deveriam  aplicar seus conhecimentos  nas  propriedades dos seus pais , então o “Doutores do Sertão” nasceu desta  constatação, de fazer com que o conhecimento acadêmico possa ser difundido no meio rural, através de uma extensão universitária e , também,  fazer com que haja uma provocação na sucessão do campo, para que esses  jovens , uma vez oportunizando ampliar, divulgar ou empregar seus conhecimentos no meio rural, eles  possam  também ser    empreendedores  nesta atividade, aplicando as técnicas de convivência com o semiárido, procurando acrescentar o conhecimento no meio rural, daí nasceu esse projeto” afirmou Hélder Aguiar .

MERCADO DE TRABALHO 

DSC_3111Além de poderem colocar em prática o projeto pedagógico no Instituto Federal , o Programa visa sedimentar na  Região Norte do Estado, área de atuação do IFCE Campus Sobral, a cultura de novos projetos que  encontram-se em fase de consolidação  grandes projetos de irrigação: Perímetro Irrigado Araras Norte e Perímetro Irrigado Baixo Acaraú. Existem outros projetos de porte médio como o Jaibaras, Forquilha, as Fazendas de Produção Orgânica em Ubajara, as Empresas de Produção de Flores Tropicais em São Benedito, a extensa cadeia produtiva de frutas e hortaliças em toda a região da Serra da Ibiapaba e outros que demandam por Técnicos em Agropecuária.

 Nesse sentido, o “Doutores do Sertão ” chega também para dar oportunidade a estes estudantes de nível técnico a buscarem  na prática,  os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas, proporcionando a geração de novos negócios, novos produtos  e novos mercados, destaca Hélder Aguiar.

PROGRAMA INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO

 Para o presidente da FAEC, Flávio  Saboya, o Projeto Doutores do Sertão além de almejar  o envolvimento dos estudantes na sucessão das propriedades de seus pais, ele leva o jovem ao empreendedorismo. Trabalhar hoje no campo é um bom negócio, mas exige cada vez mais conhecimento técnico e gerenciamento e estas duas ferramentas estes jovens estão tendo a oportunidade que seus pais não tiveram, eles são peças fundamentais  na transmissão de  novas tecnologias e  podem vir a ser  futuros empreendedores rurais.

 Saboya  acha que o projeto do Sindicato Rural de Moraújo  é ousado, mas está  convencido de que os jovens são os grandes agentes transformadores do meio rural. Conforme  informou , o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE braço direito da FAEC na capacitação do produtor rural  e de sua família,  vem ofertando também diversos cursos de capacitação, inclusive o Curso Técnico em  Agronegócio que já está com 229 alunos estudando em quatro Pólos em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim. Estes novos técnicos agropecuários com certeza vão mudar a vida no campo e os Doutores do Sertão, também, enfatizou.

 No dia 22 de outubro último o Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL  fez  a assinatura do convênio para realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios do Projeto ” Doutores do Sertão”‘,  com a supervisão do Sindicato Rural de Moraújo. O evento aconteceu  auditório principal do Campus IFCE de Sobral e contou  com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Vice-Presidente Regional, Elder Aguiar e do Diretor  Geral do IFCE em Sobral, Eliano Pessoa, e ainda de alguns alunos da Região Norte do Estado.

ONDE  FICA MORAÚJO 

A cidade de Moraújo fica a 306,7 km de Fortaleza, está na microrregião de Coreaú, e tem na agropecuária 14,32% do seu PIB . A população rural é maior do que a urbana, ou seja, tem 8.579 habitantes,nos quais 4.446 habitam a zona rural. ( Dados do IPECE) .

Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/SENAR-CE 85-35358038/

Maiores Informações: 

Flávio Saboya- Presidente da FAEC -9-92130613 

Presidente do Sindicato Rural de Moraújo : Elder Aguiar