Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO DISCUTE SUSTENTABILIDADE SINDICAL FAEC APRESENTA PROPOSTAS 

Muito mais do que tornar os sindicatos rurais sustentáveis após a não obrigatoriedade da contribuição sindical, é preciso  que as propriedades rurais se tornem sustentáveis, e isso passa pelo incremento da produção e da renda do produtor, inclusive pela garantia na produção, implementação de um programa de segurança alimentar para os rebanhos,  a  criação do Seguro –Seca,  e a oferta  de  um conjunto de  serviços e ações envolvendo outros setores e órgãos como Governo federal, governo do Estado, Prefeituras, SEBRAE e o setor produtivo. Essa foi a conclusão apresentada hoje, 31, durante a reunião quinzenal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense,  promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, que abordou a Sustentabilidade Sindical Rural e o desenvolvimento do Ceará,  e que contou com a presença de presidentes de Sindicatos, representantes do SEBRAE, SEAPA, SENAR-CE e SINDAGRI.

O engenheiro agrônomo e consultor em gestão, planejamento e meio ambiente, José Ribeiro Silva, apresentou os resultados do diagnóstico que vem sedo elaborado desde maio último, quando ocorreu o Seminário de Sustentabilidade Sindical,  com a participação de todos os presidentes, que juntamente com a equipe técnica do Sistema FAEC/SENAR-CE, dividiu-se em três grupos: Gestão, Atividades Sindicais e Monitoramento das Ações.

O Programa de Sustentabilidade Sindical tem como objetivo a busca da sustentabilidade dos Sindicatos Rurais, por meio de seus parceiros (organização, fornecedores, produtores), ao ampliar seu ciclo de vida com o alcance da excelência na gestão e otimização dos resultados, assegurando sua sustentabilidade.

Para Flávio Saboya,  este diagnóstico foi muito importante, pois nos trouxe uma radiografia da situação de cada Sindicato, e um dos pontos mais importantes é saber exatamente o público-alvo , para oferecer serviços a este público. O Presidente do  SINDAGRI- Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária, Dimas Oliveira, informou  que “está na hora  de apresentarmos um plano desenvolvimento sustentável para os sindicatos e federações,  é na crise que nos reinventamos, os problemas são os mesmos, falta só vontade política para dar uma solução”, finalizou.

Já o Vice- Presidente da Associação dos Engenheiros  Agrônomos, Francisco José de Sousa que é também   presidente de Sindicato de Horizonte,  disse que cadastrar as propriedades é uma  necessidade, mas é necessário recursos para fazer esse levantamento, sem apoio os Sindicatos não podem fazer muita coisa. Para ele, o desenvolvimento rural é uma questão política e o momento de renovação dos candidatos ao governo, senado e câmara é importante apresentar as propostas. Na ocasião, o presidente da FAEC anunciou  que o setor produtivo, vai ouvir  as propostas dos candidatos para o setor rural e apresentar suas propostas.

 

Pontos para sobrevivência dos Sindicatos

Dentro do planejamento estratégico, foi apresentado  alguns importantes pontos de sobrevivência dos Sindicatos, entre eles:  prestar serviços aos associados; Promover a capacitação dos associados, bem como por que, quando, como e onde devemos ofertar esses serviços.  Entre os principais serviços e atividades a serem ofertados:  Convênios com Instituições Públicas;Serviços Financeiros;Serviços Educacionais (Capacitações); Comunicação, Marketing, Eventos e até Intermediação de Negócios.

Com  relação aos objetivos para alcançar a sustentabilidade com crescimento  no Estado a curto prazo  o estudo apontou três ações:

1- Elevar a taxa de crescimento da produção agropecuária para 8% ao ano, para transformar a agricultura em acelerador e não freio do crescimento econômico geral.

2 – Melhorar substancialmente a produtividade da terra e do capital (mão de obra) para: tornar a agricultura competitiva e fator de melhoria das condições de vida dos trabalhadores rurais.

3 –  Viabilizar o uso da terra dos produtores rurais e de infra-estrutura essenciais, ao processo produtivo para assegurar o desenvolvimento rural sustentável e emancipado.

 

 

Att. Assessoria de Imprensa Sistema  FAEC/SENAR-CE

 Data : 31-07-2018

Maiores Informações: Flavio Saboya : 9-92130613